Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha acima dos 118 mil pontos com bancos em destaque

Mudanças no Juros Sobre Capital Próprio (JCP) devem ser anunciadas pelo governo nesta semana

O ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Envato Elements)
  • A principal referência da B3 encerrou o pregão em valorização de 1,10%, aos 118.403,61 pontos, após alcançar máxima a 118.493,13 pontos e mínima a 117.123,70 pontos.

O Ibovespa fechou em forte alta nesta terça-feira (29), acima dos 118 mil pontos. A principal referência da B3 encerrou o pregão em valorização de 1,10%, aos 118.403,61 pontos, após alcançar máxima a 118.493,13 pontos e mínima a 117.123,70 pontos.

O dia também foi positivo para as Bolsa de Nova York, que fecharam no positivo após crescerem as expectativas por uma postura menos rígida do Federal Reserve (Fed) na condução da política monetária. Nesta terça, foram divulgados dados mais fracos de emprego nos Estados Unidos. Segundo informações do Departamento do Trabalho, o número de vagas abertas no mercado americano caiu de 9,165 milhões em junho para 8,827 milhões em julho.

No cenário doméstico, o avanço de propostas voltadas para o aumento da arrecadação do governo tem animado os investidores. Na véspera, foi publicada uma Medida Provisória (MP) que altera a tributação dos fundos de investimento exclusivos, enquanto um projeto para taxar os fundos offshores também foi enviado ao Congresso.

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Outra pauta econômica que deve ser anunciada nesta semana diz respeito a mudanças no Juros Sobre Capital Próprio (JCP). Com a possibilidade de o Ministério da Fazenda apenas mudar a forma de tributação do mecanismo e não extingui-lo, as ações de bancos se saíram bem na B3, com as altas do setor lideradas pelos papéis do Itaú (ITUB4).

As ações da Vale (VALE3), também de grande peso para o Ibovespa, estiveram entre os maiores ganhos do dia, ainda repercutindo os incentivos anunciados pela China recentemente. O país reduziu pela metade o imposto sobre as transações no mercado de ações, para restaurar a confiança dos investidores na Bolsa de Xangai.

No entanto, quem liderou os ganhos da sessão foram as ações da Marfrig (MRFG3), após a Minerva (BEEF3) informar a compra de plantas de abate e desossa de bovinos e ovinos da empresa pelo valor de R$ 7,5 bilhões. Agentes do mercado viram a operação como positiva para a Marfrig, dada a possibilidade de diminuir a alavancagem da empresa.

Já os papéis da Minerva tiveram a maior baixa da sessão, com investidores precificando um efeito negativo com a operação, em meio a temores de que a compra prejudique o endividamento e o comprometimento nos pagamentos de dividendos da empresa.

Na segunda-feira (28), o Ibovespa fechou em alta de 1,11%, aos 117.120,98 pontos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.