Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha em alta com exterior positivo e bancos em destaque

Nos Estados Unidos, as Bolsas também fecharam no campo positivo

Painel do Ibovespa. Foto: Werther Santana/Estadão

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (28), em dia positivo para ações de grandes bancos. A principal referência da B3 encerrou o pregão em valorização de 1,23%, aos 115.730,76 pontos. Ao longo da sessão, variou entre máxima a 115.953,65 pontos e mínima a 114.180,49 pontos.

O mercado de Treasuries (títulos públicos americanos), que havia avançando na véspera, teve alívio nesta quinta e reverberou na curva local, com as taxas dos contratos futuros de Depósito Interfinanceiro (DI) diminuindo o ímpeto de alta. Nos Estados Unidos, as Bolsas também fecharam no campo positivo, enquanto investidores aguardam a divulgação de dados de inflação na sexta-feira (29).

Na B3, ações de grandes bancos subiram em bloco, com o Índice Financeiro (IFNC) em valorização acima de 2%. Os papéis do Banco do Brasil (BBAS3) lideraram os ganhos do segmento, seguidos por Itaú (ITUB4), que teve recomendação de compra reiterada pela XP, e Bradesco (BBDC4).

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O setor foi beneficiado por falas de Diogo Guillen, diretor de Política Econômica do Banco Central. Segundo ele, a autoridade financeira espera um aumento do mercado de crédito em termos reais e nominais em 2024, com um impacto mais baixo esperado do episódio da Americanas (AMER3) e o início do clico de afrouxamento monetário.

Na ponta dos ganhos do Ibovespa no dia, as ações da CVC (CVCB3) subiram mais de 6%, em meio ao alívio nos juros futuros. Assaí (ASAI3), Hapvida (HAPV3) e Arezzo (ARZZ3) também conseguiram um bom desempenho na sessão. Por outro lado, Natura (NTCO3) registrou a maior perda do índice, seguida por Prio (PRIO3) e Gol (GOLL4).

Na quarta-feira (27), o Ibovespa fechou em alta de 0,12%, aos 114.327,05 pontos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.