Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha em alta com Magazine Luiza (MGLU3) em destaque

Por outro lado, ações da Eletrobras (ELET3;ELET6) sofreram na sessão

Ibovespa hoje: índice fecha em alta com Magazine Luiza (MGLU3) em destaque
Bolsa de Valores. (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira (18), com as ações do Magazine Luiza (MGLU3) entre os maiores destaques positivos do pregão. A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 0,17%, aos 126.954,18 pontos, após oscilar entre máxima a 127.540,21 pontos e mínima a 126.272,19 pontos.

Ao final da sessão, o índice conseguiu as suas perdas e virar para o campo azul, graças à aceleração do ritmo de alta das ações da Vale (VALE3). O movimento seguiu a retomada de fôlego do minério de ferro, que fechou em alta de 0,94% na Bolsa de Dalian, na China, após sofrer seis quedas consecutivas.

Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4), por outro lado, oscilaram ao longo do pregão. Na reta final da sessão, a força do petróleo, que superou o maior nível desde novembro de 2023, contribuiu para reduzir as perdas das ações da petroleira e minimizou os ruídos políticos envolvendo as discussões em torno da distribuição de dividendos extraordinários.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Quem sofreu no pregão foram as ações da Eletrobras (ELET3;ELET6), diante de novos rumores envolvendo uma suposta interferência política no conselho de administração da empresa. Segundo a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, a companhia cedeu à pressão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e aceitou aumentar mais duas cadeiras para acomodar indicados da União em seu conselho de administração.

Na ponta contrária, as ações do Magazine Luiza (MGLU3) lideraram os ganhos do Ibovespa, em meio às expectativas dos investidores pelo balanço do quarto trimestre de 2023 da varejista, a ser divulgado após o fechamento do mercado. Segundo o Prévias Broadcast, a empresa deve apresentar lucro líquido de R$ 20,25 milhões no período, revertendo o resultado líquido negativo do mesmo intervalo de 2022.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.