O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (1), acompanhando os índices acionários americanos, que aceleraram ganhos ao final do pregão. A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 0,57%, aos 128.481,02 pontos, na máxima da sessão.
Com a ajuda de ações ligadas ao setor de tecnologia, as Bolsas de Nova York acentuaram a tendência de alta ao final da tarde. Nasdaq subiu 1,30%, enquanto Dow Jones e S&P 500 apresentaram ganhos de 0,97% e 1,25%, respectivamente. O movimento conseguiu se sobrepor à queda generalizada das ações de bancos, em meio a preocupações sobre o New York Community Bancorp, após a instituição reportar prejuízo líquido e anunciar uma redução na distribuição de dividendos.
Já na Bolsa brasileira, o dia foi positivo para as ações da Petrobras (PETR3;PETR4), que figuraram entre os principais ganhos do Ibovespa, mesmo com os contratos futuros de petróleo fechando em queda. No dia, o Goldman Sachs reiterou a recomendação de compra para a petroleira, ao destacar que segue vendo espaço para dividendos extraordinários em 7 de março, quando a companhia reportará os resultados do quarto trimestre de 2023.
Entre os principais destaques positivos do Ibovespa, estiveram ainda as ações da CVC (CVCB3) e do Pão de Açúcar (PCAR3). Ao Broadcast, a equipe de research da Ativa Investimentos explicou que o movimento ocorreu porque “algumas ações mais alavancadas reagiram positivamente à decisão do Copom”. Vale lembrar que, na quarta-feira (31), a autoridade monetária brasileira cortou a taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual, fazendo a Selic chegar a 11,25% ao ano.
Na ponta oposta, os papéis da Casas Bahia (BHIA3) figuraram entre as principais perdas do índice e terminaram o dia em queda de 2,92%. Os papéis da Alpargatas (ALPA4), também do setor de varejo, foram outros que sofreram na sessão e encerraram em baixa de 2,10%.
Na quarta-feira (31), a principal referência da B3 encerrou a sessão em alta de 0,28%, aos 127.752,28 pontos, mas teve seus ganhos limitados após Jerome Powell, presidente do Fed, destacar que não acredita que os juros americanos serão cortados já em março.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.