O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (13). O principal índice da B3 encerrou o pregão em valorização de 1,36%, aos 119.263,89 pontos, oscilando entre máxima a 119.739,09 pontos e mínima a 117.668,13 pontos.
Leia também
O dia foi marcado pela divulgação do Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês), que subiu 0,1% em junho ante maio e ficou abaixo das projeções do mercado, renovando as expectativas de que uma eventual alta de juros pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) possa terminar em julho.
Com o resultado, todas as Bolsas de Nova York fecharam no positivo. O índice S&P 500 operou acima da marca de 4,5 mil pontos pela primeira vez desde abril de 2022.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quem se saiu bem foi o setor de criptomoedas, com as ações da Coinbase subindo mais de 20% após uma decisão judicial nos Estados Unidos parcialmente favorável à empresa cripto Ripple Labs, em processo movido pela Securities and Exchange Commission (SEC).
Já na Bolsa brasileira, os destaques foram as ações da Cyrela (CYRE3), que lideraram os ganhos do Ibovespa e subiram mais de 9%, após a prévia operacional da companhia apontar crescimento de 51% no valor geral de vendas (VGV) de lançamentos no segundo trimestre de 2023 ante mesmo período de 2022.
Na outra ponta, as ações de companhias aéreas voltaram a sofrer na B3, com Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) entre as maiores quedas do Ibovespa. O setor é pressionado pela alta do petróleo, sendo que nesta quinta o Brent alcançou o maior nível de cotação desde abril de 2023.
Na última sessão, de quarta-feira (12), o índice fechou em alta de 0,09%, aos 117.666,49 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.