O Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira (20), dia importante para decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos. A principal referência da B3 encerrou o pregão em valorização de 0,72%, aos 118.695,32 pontos, após oscilar entre máxima a 119.615,70 pontos e mínima a 117.846,51 pontos ao longo da sessão.
Leia também
Nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York fecharam em queda, especialmente a Nasdaq, que sofreu pressionada pelo setor de tecnologia, mais sensível a juros altos. Nesta quarta, o Federal Reserve (Fed) optou por manter as taxas americanas no intervalo entre 5,25% a 5,50% ao ano. A decisão foi unânime e ficou em linha com as expectativas do mercado. Veja nesta reportagem como essa medida afeta os investidores brasileiros.
Após o fechamento do pregão, chega a vez do Comitê de Política Monetária (Copom) anunciar os rumos dos juros no Brasil. O mercado precifica a Selic em 12,75% ao ano após a decisão, mas o ponto de atenção segue para as próximas reuniões da autoridade financeira.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Ao mesmo tempo que a economia vem apresentando dados bastantes resilientes em relação à atividade econômica, a inflação de agosto, mesmo dentro das expectativas, teve uma elevação em relação a julho, o que gera a preocupação de possíveis mudanças no ritmo de cadência nos próximos ajustes da Selic”, explica Bruna Centeno, economista e especialista da Blue3 Investimentos.
Na Bolsa brasileira, as ações da Azul (AZUL4) lideraram os ganhos do Ibovespa, seguidas pelos papéis da Gol (GOLL4) e CVC (CVCB3). O movimento veio após o Goldman Sachs elevar a recomendação da Azul de neutro para compra, com preço-alvo de R$ 29,90. Em relatório, o banco afirmou que a recente renegociação da empresa com arrendadores e detentores de títulos diminuiu significativamente o risco de balanço patrimonial.
Do lado oposto, Pão de Açúcar (PCAR3) e Braskem (BRKM5) tiveram as principais baixas do pregão. A primeira recuou após sinalizar a intenção de reduzir sua participação no capital remanescente de Éxito. Já a segunda teve perdas repercutindo o relatório do BTG Pactual que rebaixou a companhia para neutro, por considerar que o segundo semestre de 2023 pode ser ainda mais fraco que o primeiro .
Na terça-feira (19), o Ibovespa fechou em queda de 0,37%, aos 117.845,78 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.