Investidor caminha pela Bolsa de Valores de São Paulo. Foto: Werther Santana/Estadão
O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (5), pela segunda vez na semana. A principal referência da B3 encerrou o pregão em desvalorização de 0,38%, aos 117.331,30 pontos, após oscilar entre máxima a 117.956,71 pontos e mínima a 116.637,02 pontos.
Nos Estados Unidos, na volta do feriado de Dia do Trabalho, as bolsas de Nova York operaram no terreno negativo. As exceções foram as ações do Airbnb e Blackstone, que acumularam altas acima de 6% e 3%, respectivamente, após a notícia de que as empresas vão integrar o índice S&P 500 a partir de setembro.
Na B3, o dia foi negativo para o setor de aéreas e turismo, com Gol (GOLL4), CVC (CVCB3) e Azul (AZUL4) entre as maiores perdas do Ibovespa. Os papéis foram pressionados por fatores macroeconômicos, como a alta do petróleo, que pode acarretar maiores custos de combustível de aviação.
Quem também se saiu mal foram as ações da Via (VIIA3), após a varejista protocolar um pedido de oferta primária de ações, que deve movimentar R$ 981 milhões. A companhia pretende utilizar a totalidade dos recursos oriundos da oferta para promover a melhora da sua estrutura de capital.
Do lado oposto, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) figuraram entre as maiores altas do Ibovespa, acompanhando a valorização do petróleo na sessão, com investidores digerindo a notícia de que a Arábia Saudita irá estender o corte voluntário na sua oferta de 1 milhão de barris por dia (bpd) por mais três meses, até dezembro.
O peso dos papéis da estatal também foi elevado na carteira LatAm do Bank of America (BofA), passando de 5% para 9%. Entre outras mudanças na composição, o banco também retirou Totvs (TOTS3) e adicionou Locaweb (LWSA3) no lugar, destacando a expectativa de melhoria nas tendências operacionais nos próximos trimestres da companhia.
Na segunda-feira (4), o Ibovespa fechou em queda de 0,10%, aos 117.776,62 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.