O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira (25), com cautela renovada sobre a economia chinesa. A principal referência da B3 encerrou o pregão em desvalorização de 0,07%, aos 115.924,61 pontos, após oscilar entre máxima a 116.030,83 pontos e mínima a 115.573,35 pontos.
Leia também
No dia, a Bolsa brasileira sofreu com a queda das ações da Vale (VALE3), que acompanharam a desvalorização do minério de ferro no exterior. A commodity fechou em queda de 2,03% no mercado futuro de Dalian, absorvendo as notícias vindas da China, a uma semana do feriado da Golden Week, junção de quatro datas comemorativas chinesas.
A crise no mercado imobiliário do país segue em foco, após a incorporadora Evergrande anunciar que está impossibilitada de emitir novos títulos por conta de uma investigação sobre uma de suas afiliadas, o que pode comprometer seus planos de reestruturação de dívidas. As ações da empresa sofreram um tombo de quase 22% nesta segunda em Hong Kong.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na B3, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4), também de grande peso para o Ibovespa, operaram no positivo, mas não a ponto de colaborar para a recuperação do índice. A valorização ocorreu mesmo com a queda do petróleo, em meio ao fortalecimento do dólar no exterior e aos sinais de juros mais altos por mais tempo nos Estados Unidos.
Entre os destaques negativos do dia, as ações da Casas Bahia (BHIA3), ex-Via (VIIA3), e do Magazine Luiza (MGLU3) ficaram entre as maiores baixas do Ibovespa, impactadas pela maior valorização dos juros futuros. Companhias aéreas, como Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4), também tiveram fortes perdas.
Do lado oposto, os papéis da Weg (WEGE3) lideraram os ganhos do Ibovespa, após um acordo com a americana Regal Rexnord para adquirir negócios de motores elétricos industriais e geradores no valor de US$ 400 milhões. Para o Bradesco BBI, a expansão das operações globais, inclusive nos Estados Unidos, permite que a empresa ganhe participação no mercado externo em rápido crescimento
Na sexta-feira (22), o Ibovespa fechou em queda de 0,12%, aos 116.008,64 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.