O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira (24), com investidores monitorando falas do Ministro da Economia, Fernando Haddad. A principal referência da B3 encerrou o pregão em desvalorização de 0,84%, aos 125.517,27 pontos, após oscilar entre máxima a 126.552,58 pontos e mínima a 125.341,01 pontos.
Leia também
Em Wall Street, o pregão foi mais curto, após o feriado do Dia de Ação de Graças. Dow Jones fechou em alta de 0,33% e S&P 500 subiu 0,06%, enquanto Nasdaq teve perdas de 0,11%. O dia foi marcado pela divulgação do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do país, que subiu de 50,6 para 50,8 em novembro, acima do consenso de 50,7 esperado por analistas da FactSet.
No Brasil a atenção dos investidores esteve voltada ao andamento da agenda econômica em Brasília, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetar integralmente o projeto de lei que pretendia estender até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em pronunciamento após o veto, Fernando Haddad defendeu a decisão de Lula. Segundo o ministro, a medida foi tomada com respaldo em pareceres da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e da Advocacia-Geral da União. O principal argumento é de que as desonerações previstas no projeto não têm uma fonte de compensação, o que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Haddad ainda afirmou que pretende, na volta da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-28), apresentar novas medidas relacionadas ao tema para o presidente Lula e depois conversar com os municípios e setores impactados para resolver a questão.
No dia, investidores também repercutirem detalhes do novo plano estratégico anunciado pela Petrobras (PETR3; PETR4), que prevê a destinação de US$ 102 bilhões para os investimentos, cerca de 30% acima do verificado no plano anterior. Os números divulgados pela estatal alertaram os investidores sobre impactos na distribuição de dividendos aos acionistas. Veja mais detalhes nesta reportagem. Nesta sexta, os papéis da empresa oscilaram durante a sessão, com os preferenciais fechando em alta, enquanto os ordinários terminaram o dia no campo negativo.
Na Bolsa brasileira, as ações da Gol (GOLL4) lideraram os ganhos do Ibovespa, em valorização acima de 3%. Na sequência, ficaram os papéis de CVC (CVCB3), Tim (TIMS3) e Azul (AZUL4).
Publicidade
Em contrapartida, as ações de varejistas sofreram na sessão. As ações de Casas Bahia (BHIA3) e Magazine Luiza (MGLU3) tiveram as maiores baixas do índice. Vale destacar que a primeira teve a sua nota de crédito rebaixada pela S&P Global Ratings, de “brA-” para “brBBB-”, na Escala Nacional Brasil.
Na quinta-feira (23), o Ibovespa encerrou o pregão em alta de 0,43%, aos 126.575,75 pontos, com as ações do Bradesco (BBDC4) em destaque, após a empresa anunciar uma troca de CEO.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade