

O Ibovespa hoje fechou no campo negativo em dia de novos capítulos da guerra comercial. Nesta quarta-feira (16), a principal referência da B3 recuou 0,72% aos 128.316,89 pontos.
O clima foi de cautela nos mercados diante da notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs restrições às exportações de chips para as chamadas “nações digitais”, grupo que inclui a China. A medida atingiu especialmente a Nvidia (NVDA), cujas ações tombaram 6,87% em Nova York. A nova barreira comercial deve resultar em US$ 5,5 bilhões em perda de receita para uma das maiores companhias de tecnologia dos EUA.
Também esteve no radar um informativo no site da Casa Branca, que diz que a gigante asiática está sujeita a pagar tarifas de até 245% para exportar seus produtos para os EUA, caso anuncie novas medidas retaliatórias. Não houve nenhum anúncio oficial de novas taxas, além da alíquota já oficializada por Trump de 145% sobre importações chinesas. Já o governo chinês elevou as tarifas retaliatórias sobre os produtos dos EUA de 84% para 125% na última semana, mas também sinalizou que não pretende mais acompanhar eventuais novos aumentos de tarifas por Washington.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Bolsa brasileira, as ações da Minerva (BEEF3) dispararam 4,35% e ficaram entre as maiores altas da sessão. Os papéis da Brava Energia (BRAV3) também se saíram bem e avançaram 5,22%, acompanhando os ganhos do petróleo. A petroleira informou que o Yellowstone Fundo de Investimento, sob gestão do BTG WM, atingiu de forma individual, a posição de 24.572.000 ações ordinárias de emissão da companhia, representando aproximadamente 5,29% do total de ações emitidas.
Na ponta oposta, os papéis do RD Saúde (RADL3) caíram 6,40% e registraram a maior baixa do Ibovespa hoje. Quem também sofreu no pregão foram os ativos da Vale (VALE3), que recuaram 2,32% após a mineradora divulgar a prévia de seu resultado operacional, com dados do primeiro trimestre de 2025.
A produção de minério de ferro da empresa caiu 4,5% ante o mesmo período de 2024, alcançando 67,664 milhões de toneladas (Mt). Enquanto isso, a produção de pelotas atingiu 7,183 Mt, 15,2% abaixo do primeiro trimestre de 2024 – veja detalhes sobre os resultados da mineradora nesta matéria.
No mercado de câmbio doméstico, o dólar hoje fechou em queda de 0,42% a R$ 5,8650. A moeda também apresentou desvalorização em relação a outras divisas do mundo, sendo essa uma consequência do modelo de negociação agressivo de Trump. Segundo Fabrizio Velloni, economista-chefe da Frente Corretora, o republicano está perdendo credibilidade com tantas idas e vindas sobre as tarifas, especialmente porque os EUA dependem mais da China do que o contrário, sobretudo no setor de semicondutores.
Publicidade
*Com informações do Broadcast