O Ibovespa hoje fechou em alta de 0,37% aos 157.738,69 pontos. Mais cedo, nesta sexta-feira (14), chegou a atingir máxima a 158.366,25 pontos. O índice acumulou ganho semanal de 2,39%, após alta de 3,02% na semana anterior.
Publicidade
O Ibovespa hoje fechou em alta de 0,37% aos 157.738,69 pontos. Mais cedo, nesta sexta-feira (14), chegou a atingir máxima a 158.366,25 pontos. O índice acumulou ganho semanal de 2,39%, após alta de 3,02% na semana anterior.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A valorização de 2,19% do petróleo Brent estimulou os papéis da Petrobras (PETR3; PETR4). As ações ordinárias da estatal subiram 0,78%, enquanto as preferenciais avançaram 0,65%. Já a Vale (VALE3) recuou 0,61% junto a outras ações do setor metálico, em meio a sinais de fraqueza econômica chinesa e ao noticiário sobre a BHP, após a Alta Corte do Reino Unido considerar que a companhia é responsável pelo rompimento da barragem da Samarco em 2015 em Mariana (MG).
Na agenda econômica de hoje, a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) acelerou para alta de 0,18% em novembro, após subir 0,08% em outubro. O resultado ficou praticamente em linha com a mediana das estimativas (0,17%), apurada pela pesquisa Projeções Broadcast.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Brasil, seguiram as incertezas sobre o início do ciclo de queda da taxa básica de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Em entrevista exclusiva ao Estadão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou não enxergar na questão fiscal a razão para a Selic continuar em 15% ao ano. “Estou louco para ver uma ata do Banco Central dizendo que eu estou fazendo um esforço fiscal relevante, como fez o Fundo Monetário Internacional (FMI). Mas vai chegar meu dia”, disse.
No exterior, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos atualizou seu calendário, divulgando novas datas para os dados que ficaram suspensos durante a paralisação do governo americano.
Em Nova York, os índices acionários encerraram sem direção única. O mercado assimilou alívio nos temores sobre valorização de ações ligadas à inteligência artificial (IA), em meio ao salto da Micron, que reagiu à expectativa de demanda por chips e ao novo acordo comercial dos Estados Unidos, desta vez com a Suíça.
No câmbio, o dólar hoje fechou em queda de 0,02% ante o real, a R$ 5,2973 na venda.
Os mercados globais fecharam sem direção única. As bolsas asiáticas caíram após novos dados reforçarem a desaceleração chinesa, especialmente em investimentos em ativos fixos. Os índices em Nova York terminaram mistos, com Dow Jones e S&P 500 em queda, enquanto Nasdaq subiu.
Publicidade
Na Europa, as bolsas fecharam em baixa. Em Londres, o FTSE 100 caiu 1,11%, a 9.698,37 pontos. Em Frankfurt, o DAX recuou 0,64%, a 23.887,07 pontos. Em Paris, o CAC 40 teve perda de 0,76%, a 8.170,09 pontos. Em Milão, o FTSE MIB cedeu 1,70%, a 43.994,69 pontos. Em Madri, o Ibex 35 desvalorizou 1,49%, a 16.335,56 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 recuou 0,78%, a 8.250,30 pontos.
O bitcoin atingiu mínima em seis meses, voltando a operar abaixo da marca dos US$ 100 mil. No câmbio, o dólar hoje fechou em alta globalmente com a busca por segurança. O índice DXY, que compara a moeda americana com seis pares relevantes, subiu 0,11% aos 99,265 pontos ao final da tarde.
Falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed) ganharam destaque. O presidente do Fed de Kansas City, Jeffrey Schmid, disse hoje que acredita que novos cortes de juros não farão muito para tapar as rachaduras no mercado de trabalho americanos, mas que eles podem ter efeitos mais duradouros sobre a inflação.
“Considero a postura atual da política monetária apenas modestamente restritiva, que é mais ou menos onde eu acho que deveria estar”, acrescentou, afirmando que a economia real não mostra sinais de estar excessivamente restringida.
Já a presidente do Fed de Dallas, Lorie Logan, afirmou nesta sexta-feira que seria difícil apoiar outro corte de juros na reunião do banco central americano de dezembro, repetindo seu tom conservador visto em discursos anteriores. “Estamos sem atingir a meta de inflação de 2% há mais de quatro anos agora”, disse a dirigente em conferência em conjunto com distrital de Kansas City.
Publicidade
Na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (por vídeo), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, além de representantes do Banco do Brasil e do governo do Reino Unido, lançaram o quarto leilão do programa Eco Invest Brasil, focado em projetos sustentáveis na Amazônia e outras regiões.
O mercado acompanhou ainda a Reunião Trimestral do Banco Central (BC) com economistas em São Paulo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Fernando Haddad participaram da cerimônia de entrega da Ordem Nacional do Mérito Educativo.
Entre as empresas componentes da carteira do Ibovespa que realizaram teleconferência sobre os resultados do terceiro trimestre esteve a JBS. Já a Azul (AZUL4) publicou balanço antes da abertura da B3, enquanto Cosan (CSAN3) e Marisa (AMAR3) divulgam após o fechamento.
Esses e outros dados do dia ficaram no radar de investidores e impactaram as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa hoje.
Publicidade
*Com informações de Maria Regina Silva, Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador