O Ibovespa opera em queda nesta quinta-feira (24), contrariando os fortes ganhos da última sessão, quando superou os 118 mil pontos. Às 14h15, a principal referência da B3 recuava 0,80%, aos 117.189,11 pontos, após oscilar entre máxima a 118.135,57 pontos e mínima a 116.847,66 pontos.
Leia também
Em Nova York, o dia também é negativo, com a Nasdaq em maior queda. Investidores monitoram o Simpósio de Jackson Hole, que acontece até sábado (26) e reúne dirigentes de Bancos Centrais de todo o mundo. Nesta quinta, o presidente do Federal Reserve (Fed) da Filadélfia, Patrick Harker, participou do encontro e informou que o Fed terá que manter os juros restritivos por mais tempo. O mercado aguarda agora o discurso de Jerome Powell, presidente do Banco Central americano, previsto para sexta-feira (25).
Na B3, o setor de turismo e companhias aéreas recuam em bloco, com Azul (AZUL4) liderando as perdas do Ibovespa, seguida por CVC (CVCB3) e Gol (GOLL4). Os papéis do grupo são prejudicados pela valorização do dólar e do petróleo na sessão, dois fatores que impulsionam os custos dessas empresas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Apesar do dia negativo, a Bolsa brasileira conseguiu reduzir suas perdas na última hora, em meio à recuperação das petrolíferas, que viraram para o campo positivo. As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) operam em alta, com os papéis preferenciais subindo 0,19% e os ordinários, 0,17%. A estatal teve sua recomendação elevada para “compra” pelo UBS, um dia após o BTG Pactual e o Bank of America (BofA) fazerem o mesmo.
Na quarta-feira (23), o Ibovespa fechou em alta de 1,70%, aos 118.134,59 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade