O Ibovespa opera em queda nesta sexta-feira (14). Às 15h44, o principal índice da B3 recuava 1,38%, aos 117.620,90 pontos, oscilando entre máxima a 119.328,65 pontos e mínima a 117.551,69 pontos.
Leia também
No dia, a Bolsa brasileira é prejudicada pelo desempenho das ações da Petrobras (PETR3;PETR4), uma das empresas com maior peso para a composição do Ibovespa. Os papéis ordinários caem 2,32%, enquanto os preferenciais cedem 2,40%, acompanhando a queda mais acentuada dos contratos futuros de petróleo.
Outras empresas do setor, como a 3R Petroleum (RRRP3), também acentuam as perdas nesta tarde. O papel chegou até a subir pela manhã após a empresa firmar contrato para vender gás natural a ES Gás, diversificando seu portfólio, mas começou a cair a partir das 11h.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na outra ponta do índice, apenas cinco ações operam em alta: Méliuz (CASH3), Suzano (SUZB3), Bradespar (BRAP4), EDP Brasil (ENBR3) e Vale (VALE3). Os papéis da Méliuz são o grande destaque positivo e disparam mais de 14%, após um relatório do BTG Pactual apontar uma potencial valorização de 153% das ações da companhia.
Na última sessão, de quinta-feira (13), o índice fechou em alta de 1,36%, aos 119.263,89 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade