O Ibovespa opera em queda nesta terça-feira (5), em dia marcado pela divulgação de dados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Às 13h27, a principal referência da B3 recua 0,16%, aos 126.605,39 pontos, após oscilar entre máxima a 127.488,56 pontos e mínima a 126.491,48 pontos.
Em Wall Street, os índice acionários operam mistos. Enquanto Nasdaq sobe 0,31%, Dow Jones e S&P 500 têm perdas de 0,32% e 0,03%, respectivamente. No dia, foi divulgado o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços dos Estados Unidos, que subiu de 51,8 em outubro a 52,7 em novembro. O relatório Jolts, por sua vez, apontou recuou na abertura de vagas em outubro, indo de 9,553 milhões em setembro para 8,7 milhões em outubro, abaixo do consenso de 9,3 milhões de analistas consultados pela FactSet.
No Brasil, foi divulgado o PIB do terceiro trimestre de 2023. De acordo com o IBGE, o indicador cresceu 0,1% no período em comparação ao segundo trimestre deste ano. Frente ao terceiro trimestre de 2022, o número representa um avanço de 2,0%.
Para Antonio van Moorsel, estrategista-chefe da Acqua Vero, mesmo o resultado contrariando as projeções de retração da economia, ele ainda sugere que o crescimento mais intenso verificado no primeiro semestre deste ano está no passado. “Responsável pelo impulso entre janeiro e junho, a ausência do estímulo proveniente da agropecuária tende a acentuar a extenuação da atividade, por efeito dos juros elevados”, afirma.
Entre os destaques negativos da sessão, os papéis da Prio (PRIO3) cedem 2,35%, após a empresa informar que sua produção total de petróleo atingiu 99.313 boepd em novembro, queda de 4,51% em relação ao resultado de outubro, de 100.004 boepd. Segundo a companhia, a produção no Campo de Frade foi impactada por dois eventos de paradas devido a instabilidades no sistema de instrumentação.
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.