O Ibovespa opera em queda de 0,19%, aos 120.342,42 pontos na abertura do pregão desta segunda-feira (13). Os principais direcionadores do índice são o humor internacional e a antecipação dos investidores pela resolução da meta fiscal para 2024.
O exterior opera no negativo, na esteira do rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos pela agência de riscos Moody’s para negativo, exigindo mais prêmios nos Treasuries.
A agência alertou que a crescente polarização política no Congresso americano exacerba os riscos fiscais, o que tende a limitar a capacidade do Executivo de lidar com a deterioração da sustentabilidade da dívida pública.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os investidores também vão monitorar a situação da meta fiscal para 2024 com proximidade. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto, com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e outros ministros.
Nos EUA, ainda há a a divulgação de dados de inflação ao consumidor (CPI) em outubro, na terça-feira, e ao produtor (PPI) além de vendas no varejo, na quarta-feira, os quais podem definir novos posicionamentos do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) sobre a política monetária do país.