O Ibovespa opera em queda de 0,20%, aos 118.195,46 pontos na abertura do pregão desta terça-feira (7). O índice reage ao mau humor nos mercados internacionais e à divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom).
Leia também
A negatividade no exterior vem por conta do ajuste de posição dos investidores diante da queda de cerca de 2% do petróleo. Além disso, os dados fracos de exportações da China em outubro, da produção industrial na Alemanha e o avanço acima do esperado da inflação ao produtor (PPI) na zona do euro também prejudicam o humor dos mercados.
A ata do Copom, por sua vez, indicou que a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2024, horizonte prioritário do Banco Central para o cumprimento da meta de inflação, está em 3,6% no cenário de referência.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A estimativa, que já havia sido informada no comunicado da semana passada, é levemente superior aos 3,5% estimados no Copom anterior, em setembro, e segue acima do centro da meta de 3,0%.
No entanto, há uma possibilidade da B3 virar a tendência de queda vista agora pela manhã, caso as pautas econômicas na Câmara consigam ser votadas. A expectativa é de que o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024 seja votado ainda hoje.
A temporada de balanços do terceiro trimestre de 2023 também pode dar algum desafogo para a bolsa hoje. Também espera-se que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), vote o parecer da Reforma Tributária.