Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice recua com frigoríficos e petroleiras liderando perdas

Ações da Vale (VALE3), por outro lado, conseguem se sair bem na sessão

Ibovespa hoje: índice recua com frigoríficos e petroleiras liderando perdas
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

Ibovespa opera em leve queda nesta quarta-feira (17), caminhando para a sexta sessão consecutiva de perdas. Às 14h53, a principal referência da B3 recua 0,13%, aos 124.221,84 pontos, variando entre máxima a 125.300,97 pontos e mínima a 123.641,94 pontos.

No pregão, as taxas de juros negociadas no mercado futuro avançam na contramão dos rendimentos dos Treasuries (títulos públicos americanos). Investidores monitoraram, no início da tarde, as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em evento promovido pela XP Investimentos em Washington, nos Estados Unidos. Na ocasião, o dirigente disse que a autoridade monetária “não tem medo de fazer o que é necessário” para a convergência da inflação à meta.

Nesta quarta, nem a alta dos papéis da Vale (VALE3), de maior peso para a composição do Ibovespa, consegue sustentar a Bolsa brasileira. As ações da empresa sobem 1,55% após ela divulgar que sua produção de minério de ferro no primeiro trimestre deste ano aumentou 6,1% em relação a igual período de 2023, alcançando 70,837 milhões de toneladas. No intervalo, a companhia comercializou 63,826 milhões de toneladas da commodity, alta de 14,7% na comparação anual.

De forma geral, os papéis de mineradoras e siderúrgicas figuram entre os principais destaques positivos do Ibovespa no dia, como os da CSN Mineração (CMIN3), Cosan (CSAN3) e Bradespar (BRAP4), que registram ganhos de 4,67%, 1,77% e 1,47%, respectivamente. O movimento é embalado pela valorização do minério de ferro, que fechou em alta de 4,25% na Bolsa de Dalian, na China.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em contrapartida, as ações da BRF (BRFS3) e da Marfrig (MRFG3) lideram as principais perdas do Ibovespa, em um movimento de realização de lucros, segundo explicou Rodrigo Brolo, analista da Criteria Investimentos, ao Broadcast. Vale lembrar que, na segunda-feira (15), os ativos dos frigoríficos ficaram entre as maiores altas do índice, após o JPMorgan e o Goldman Sachs elevarem a recomendação dos papéis da BRF para overweight (compra) e neutra, respectivamente.

Quem também sofre nesta quarta são as ações de petroleiras, como 3R Petroleum (RRRP3) e Prio (PRIO3), que recuam 3,35% e 2,01%, respectivamente. O desempenho negativo ocorre em meio à queda dos contratos futuros de petróleo no exterior, à medida em que o mercado ainda monitora os rumos da tensão geopolítica no Oriente Médio. Passados alguns dias desde o ataque do Irã, Israel ainda não efetuou uma retaliação pela ofensiva, o que amplia a expectativa de que o conflito siga contido.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.