O Ibovespa registra queda nesta segunda-feira (22), em movimento contrário aos principais índices acionários globais. Às 14h09, a principal referência da B3 recua 0,68%, aos 126.766,91 pontos, após oscilar entre máxima a 127.842,59 pontos e mínima a 126.638,33 pontos.
Leia também
As Bolsas de Nova York, por sua vez, começaram a semana em alta. Enquanto Nasdaq sobe 0,44% e tem a maior valorização do dia, Dow Jones e S&P 500 apresentam ganhos de 0,34% e 0,32%, respectivamente. Lembrando que esses dois últimos índices fecharam nas máximas históricas na sexta-feira (19), em meio ao desempenho positivo das ações de empresas ligadas à tecnologia.
Na Europa, as principais Bolsas encerraram em alta nesta segunda, com o mercado à espera da reunião do Banco Central Europeu (BCE), programada para a próxima quinta-feira (25). Nesta matéria, é possível conferir mais detalhes sobre o desempenho dos índices acionários na região.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já no cenário doméstico, o dia é negativo para as ações da Hapvida (HAPV3), que lideram as perdas do Ibovespa, enquanto investidores ainda repercutem a notícia de que a empresa está sendo investigada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) por se recusar a cumprir as decisões judiciais em favor de seus beneficiários. Em comunicado ao mercado, a gigante de saúde disse que irá “contribuir e prestar ativamente os esclarecimentos necessários de forma tempestiva mantendo sua prática de estrita colaboração” com o caso.
Quem segue um movimento contrário na sessão são as ações da BRF (BRFS3), que sobem 4,69% e registram a maior alta do Ibovespa. Ao Broadcast, Rodrigo Brolo, sócio e analista da Criteria Investimentos, explica que o movimento acompanha a cotação do milho, um dos principais grãos comercializados pela empresa. “A BRF sobe impulsionada pela queda forte nos preços do milho no mercado interno, que recuaram 15% nas últimas duas semanas”, afirma o especialista.
Na sexta-feira (19), a principal referência da B3 encerrou a sessão em alta de 0,25%, aos 127.635,65 pontos, com as companhias aéreas entre os principais destaques positivos do dia.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.