O Ibovespa opera em queda nesta terça-feira (15), rumo à 11ª sessão de baixa consecutiva. Às 14h28, o principal índice da B3 recuava 0,19%, aos 116.593,02 pontos, após alcançar máxima a 117.697,25 pontos e mínima a 116.237,84 pontos.
Leia também
O movimento ocorre mesmo com a valorização dos papéis ordinários e preferenciais da Petrobras (PETR3;PETR4), que sobem 1,61% e 2,15%, respectivamente, após a estatal comunicar um aumento no preço da gasolina e do diesel nas suas refinarias, válido a partir de quarta-feira (16). A medida vai reduzir a defasagem do valor dos combustíveis em relação ao mercado internacional, um ponto que agradou investidores.
Do lado oposto, as ações da Eletrobras (ELET3;ELET6) sofrem com a renúncia de Wilson Ferreira Junior ao cargo de presidente da companhia e tombam mais de 3%. Na avaliação do mercado, o evento inesperado deve causar volatilidade nos preços dos papéis, devido ao aumento da percepção de risco. Vale destacar que a empresa ainda não explicou oficialmente o motivo da saída do executivo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quem lidera as perdas do Ibovespa, no entanto, são as ações da Gol (GOLL4), que despencam mais de 13%. O Citi rebaixou o papel de compra para neutro/alto risco nesta terça, pois considera que a participação da aérea no grupo Abra, junto com a colombiana Avianca, oferece riscos aos acionistas minoritários, assim como a massiva emissão de bônus para subscrição de ações anunciada pela empresa. Confira mais detalhes nesta matéria.
Na segunda-feira (14), o Ibovespa fechou em queda de 1,06%, aos 116.809,55 pontos, e cravou a maior sequência de baixa em 39 anos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade