O Ibovespa registra queda nesta terça-feira (16) desde o início da abertura do pregão, em meio a aversão a risco no exterior. Às 13h21, a principal referência da B3 recua 1,45%, aos 129.611,22 pontos, oscilando entre máxima a 131.516,52 pontos e mínima a 129.392,60 pontos, sem nenhuma ação no campo positivo.
Leia também
Na volta do feriado de Martin Luther King Jr., nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York operam mistas, enquanto investidores calibram expectativas para as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed). Nasdaq sobe 0,10%, enquanto Dow Jones e S&P 500 têm perdas de 0,38% e 0,10%, respectivamente. O mercado reage ainda ao discurso de Christopher Waller, diretor do Fed, que indicou esperar apenas três cortes de juros no país em 2024.
Já na Bolsa brasileira, nenhuma das ações que compõem o Ibovespa sobem. Os papéis do Pão de Açúcar (PCAR3) lideram as perdas do dia, após registraram fortes ganhos nos dois últimos pregões. Nesta terça, as ações da empresa passaram por sucessivos leilões e forte volatilidade, após a notícia de que a companhia possa vir a adiar oferta pública de ações, segundo reportagem do jornal Valor Econômico.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre os destaques negativos do dia, também estão os papéis do Magazine Luiza (MGLU3), pressionados pela decisão do Morgan Stanley de rebaixar a ação de neutro para underweight (equivalente à venda). A decisão levou em conta o risco de que a recuperação dos lucros da companhia seja adiada. Mais detalhes podem ser conferidos nesta matéria.
Empresas de grande peso para a composição do Ibovespa, como Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3), também sofrem no dia. Os papéis ordinários da estatal (PETR3) recuam 0,80%, enquanto os preferenciais (PETR4) cedem 1,01%. Já as ações da mineradora caem 1,08%, após o minério de ferro fechar em baixa de 0,64% em Dalian, na China.
Na segunda-feira (15), o principal índice da B3 encerrou a sessão em alta de 0,41%, aos 131.520,91 pontos, em dia de feriado nos Estados Unidos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.