O Ibovespa hoje opera em queda de 0,02%, aos 129.096,78 pontos, às 15h37 (de Brasília) desta segunda-feira (25). A principal referência da B3 oscila entre máxima a 129.494,67 pontos e mínima a 128.931,74 pontos.
Leia também
A espera pela divulgação do pacote de cortes de gastos pelo governo federal segue no radar do mercado. A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros para apresentação da minuta do pacote, que começou nesta manhã, foi retomada agora há pouco, depois de um intervalo para almoço. Interlocutores da equipe econômica avaliam que as chances de divulgação do pacote ainda hoje são baixas, mas não inexistentes.
Na Bolsa brasileira, ações da Weg (WEGE3) sofrem na sessão e caem 2,56%, liderando as baixas do dia. A empresa informou que Eduardo de Nóbrega, diretor superintendente da empresa na China desde 2020, deixará a posição de executivo da companhia a partir de 1º de fevereiro de 2025. O cargo estatutário ocupado por Nóbrega deixará de existir e as operações passarão a responder diretamente aos diretores superintendentes das unidades de negócios.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Papéis do RD Saúde (RADL3), antiga RaiaDrogasil, e do Bradesco (BBDC3) também operam no campo negativo da principal referência da B3 e cedem 2,34% e 1,57%, respectivamente.
Em contrapartida, as ações da CVC (CVCB3) disparam 8,30% e registram a maior alta do Ibovespa hoje após passarem por um rápido leilão por oscilação máxima permitida pela B3. Para o sócio da Ajax Asset, Guilherme Vasone, o que chama a atenção nesse movimento é fluxo no papel. “Há um fluxo atípico em CVC desde 13 de novembro. Acima da média”, diz ele.
Ações da Azul (AZUL4) também saltam no índice e avançam 7,04%, favorecidas pela queda dos preços do petróleo após uma jornalista da Reuters revelar que há um plano para que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da França, Emmanuel Macron, divulguem os termos do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hezbollah nas próximas 36 horas.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 130 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
*Com informações do Broadcast