Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice abre em alta puxado pela confirmação de crescimento do PIB brasileiro

Produção no País aumentou 2,9% em 2023, segundo dados do IBGE, divulgados nesta manhã

Ibovespa hoje: índice abre em alta puxado pela confirmação de crescimento do PIB brasileiro
Painel da Bolsa de Valores. (Imagem: Adobe Stock)

O Ibovespa hoje abriu em alta de 0,14%, aos 129.200,87 pontos. O avanço do principal índice da B3 nesta sexta-feira (1º) ocorre impactado pela divulgação dos números do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do último trimestre e do acumulado de 2023.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta manhã que o PIB do País avançou 2,9% em 2023, na comparação com 2022, e somou R$ 10,9 trilhões no ano. O resultado ficou dentro das expectativas de analistas e investidores. Na comparação com o quarto trimestre de 2022, o PIB registrou alta de 2,10% e totalizou R$ 2,831 trilhões.

Segundo o IBGE, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) caiu 3% em 2023, ante o ano anterior. O consumo das famílias acelerou 3,1% e o consumo do governo subiu 1,7%. As exportações cresceram 9,1% em 2023, na comparação com 2022, enquanto as importações caíram 1,2%. A taxa de investimento ficou em 16,5% em 2023 e, a taxa de poupança, em 15,4%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda no noticiário interno, mais cedo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou que o o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) arrefeceu a 0,55% no encerramento de fevereiro, após fechar janeiro com variação de 0,61%. A variação do indicador ficou em linha com a mediana do Projeções Broadcast, que apontava desaceleração a 0,55% para o índice, com intervalo entre 0,50% e 0,60%.

No exterior

O Ministério do Comércio da China anunciou o compromisso de ajudar empresas na exploração de mercados internacionais para ampliar seus pedidos e a expandir importações para garantir a demanda doméstica, em nota divulgada nesta sexta-feira.

Nos Estados Unidos, são esperadas as divulgações de dados econômicos, como o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da S&P Global e o índice de sentimento do consumidor em fevereiro. Falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense) são esperadas e devem dar sinais do rumo da política monetária no país nos próximos meses.

*Com informações do Broadcast