Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje: índice sustenta os 127 mil pontos com queda do dólar no radar

As ações cíclicas estão entre os destaques positivos da sessão após os juros zerarem a alta

Ibovespa hoje: índice sustenta os 127 mil pontos com queda do dólar no radar
Ibovespa, o principal índice da B3. (Fotoa: Adobe Stock)

O Ibovespa sustenta a linha dos 127 mil pontos nesta terça-feira (9), ganhando fôlego com ajuda da queda do dólar. No melhor momento desta tarde, o índice tocou o maior nível intradia desde 22 de maio, aos 127.158,74 (+0,48%). Segundo o Broadcast, essa marca não é vista em fechamentos desde 21 de maio, então aos 127,4 mil pontos. Às 14h36, a principal referência da B3 avança 0,52%, aos 127.146,55 pontos.

O mercado avalia as falas do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmando que um enfraquecimento excessivo do mercado de trabalho nos Estados Unidos pode ser uma razão para iniciar cortes de juros no país, em testemunho no Senado. “Mas é difícil estimar se este risco vai se materializar”, acrescentou. Ele reiterou que as decisões dependerão de leituras “boas” da inflação nos próximos dados macroeconômicos para iniciar a flexibilização monetária.

Além disso, as ações dos maiores bancos americanos apresentam ganhos expressivos nas bolsas de Nova York. Na mesma audiência no Senado dos EUA, Powell afirmou que o banco central americano deve introduzir uma proposta revisada para a reforma regulatória do setor bancário. Assim, os índices de Wall Street operam mistos na sessão, mas com viés de alta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por aqui, as ações da Petrobras operam mistas devolvendo parte dos ganhos da véspera após a notícia de reajuste nos preços dos combustíveis. O movimento é justificado pela queda do petróleo, que não opera com grande força em meio a queda do dólar. As ações da estatal, que possuem forte peso na composição do índice Bovespa, caem 0,15% (PETR3), enquanto os preferenciais (PETR4) avançam 0,21%.

A Vale (VALE3), por sua vez, sobe 0,11%, a despeito da queda de 0,48% do minério de ferro em Dalian, com a commodity arrefecendo devido a sinais de oferta abundante no mercado chinês. Apesar da inversão de sinal da mineradora, o mercado fica com liquidez reduzida e volume limitado de negociações devido ao feriado em São Paulo.

Em liderança positiva do dia estão as ações sensíveis os juros futuros, que zeraram a alta mais cedo. O destaque vai para as ações da CVC (CVCB3), que disparam 8%. Puxando as perdas do índice, as ações da BRF (BFRS3) caem 1,98% ante a baixa do dólar, que contamina empresas exportadoras, especialmente as de alimentos e as de commodities.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos do Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

*Com informações do Broadcast