O Ibovespa hoje está em queda mais moderada neste começo de tarde após ter caído até 1,40% na primeira hora de negociação. Logo após a abertura, o índice chegou a operar com toda sua carteira no vermelho. Às 12h03, o índice recua 0,94%, aos 130.514 pontos.
Leia também
A desvalorização do principal índice da B3 hoje acompanha as ações da Vale (VALE3), que perdem mais de 2,00%, penalizadas pelo tombo de quase 6% do minério de ferro na China. Entretanto, outros segmentos da Bolsa se recuperam e amenizam o impacto do papel, que tem o maior peso individual na composição do índice.
De acordo com Pedro Caldeira, sócio e assessor da One Investimentos, o forte peso das ações da Vale no Índice Bovespa hoje deve continuar impedindo sua recuperação, mas há outros fatores que continuam pesando no mercado, tanto no cenário externo quanto no interno. “Internamente, o quadro fiscal certamente é o que pauta o mercado atualmente. A diferença de hoje para dois meses atrás é que o mercado já não dá mais o benefício da dúvida ao governo e agora quer ver ações concretizadas na contenção de gastos”, afirma.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Caldeira pondera que a próxima semana promete resultados melhores para a Bolsa, se forem confirmadas as estimativas de resultados corporativos positivos na safra de balanços do terceiro trimestre.
Para Kevin Oliveira, sócio e advisor da Blue3 Investimentos, o mercado de ações hoje reflete uma aversão ao risco antecipando um cenário mais desafiador à frente, o que não necessariamente vá se confirmar. Ele afirma que o pacote de medidas na China que causa frustração nos mercados ainda não está refletido nos indicados econômicos locais, o que pode modificar o ânimo dos investidores no Ibovespa hoje em relação ao país asiático.
* Com informações do Broadcast