A Receita Federal vai disponibilizar, a partir de sexta-feira (7), a consulta de declaração do Imposto de Renda não realizada.
Leia também
Contribuintes de todo o país poderão ver se existe alguma pendência nas declarações de qualquer ano.
A funcionalidade permite consultar também o status da declaração do IR 2023, analisando se está na fila de restituição – que já está no terceiro lote – ou se caiu na malha fina.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira como consultar
A consulta deve ser feita a partir da página da Receita, no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) ou no aplicativo Meu Imposto de Renda. Para acessar o serviço, basta informar a conta gov.br.
Declarações que não foram entregues aparecerão como “omissas”. As opções: “preencher a declaração” ou “consultar os motivos da omissão” aparecem após clicar no ano em que aparece a omissão.
O contribuinte também poderá preencher as declarações em atraso, com a possibilidade de aparecer os dados que eventualmente faltaram no primeiro envio – o que facilita a entrega.
Publicidade
Além de problemas com o CPF, quem não entrega a declaração dentro do prazo legal também recebe uma multa, que corresponde a 1% ao mês sobre o valor do imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74, mas pode chegar, no máximo, a 20% do valor do imposto. A quantia ainda acaba sendo acrescida de juros (taxa Selic) proporcional aos meses de atraso.