A Receita Federal deu início nesta terça-feira (31) ao repasses do lote residual da restituição do Imposto de Renda 2023. Os pagamentos serão realizados na conta informada pelo contribuinte na declaração e poderão ser feitos de forma direto ou por meio de chave Pix.
Leia também
A quantia total será destinada a 354.509 contribuintes e contará com correção de 5,25% no valor, com base na taxa básica de juros do País, a Selic, atualmente em 12,75% ao ano.
No lote, mais de R$ 643 milhões serão repassados a contribuintes prioritários e não-prioritários, quais sejam:
- 6.106 idosos acima de 80 anos;
- 54.438 idosos entre 60 e 79 anos;
- 6.491 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 16.874 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 119.040 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
- 151.560 contribuintes não prioritários.
A consulta ao lote residual está disponível desde a terça-feira da semana passada (24). Para isso, é preciso acessar a página da Receita Federal e selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. É preciso ter o número do CPF em mãos e informar a data de nascimento do contribuinte, além de escolher o ano da restituição, no caso 2023.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O pagamento será feito na conta bancária informada. Se por algum motivo o crédito não for efetuado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB.