Últimas notícias

Investidor ativista terá assento no conselho da Unilever; ações sobem

Peltz comanda a Trian, que agora é o quarto maior acionista da Unilever

Investidor ativista terá assento no conselho da Unilever; ações sobem
Nelson Peltz se juntará ao conselho da Unilever – Foto: REUTERS/Piroschka van de Wouw
  • As ações do grupo saltavam 7% em Londres, por volta de 10h50 (horário de Brasília)
  • Peltz é conhecido por seu interesse em empresas voltadas para o consumidor e por mudanças operacionais nas empresas em que é acionista
  • A Trian é agora o quarto maior acionista da Unilever, segundo dados da Refinitiv

O bilionário investidor ativista Nelson Peltz se juntará ao conselho da Unilever, disse a empresa nesta terça-feira (31), elevando a pressão em relação à companhia durante uma revisão estratégica de negócio.

As ações do grupo saltavam 7% em Londres, por volta de 10h50 (horário de Brasília), com os investidores projetando que Peltz, cujo fundo multimercado Trian tem uma participação de 1,5% na Unilever, usará a posição para retomar o crescimento da companhia, de modo semelhante ao que ajudou a supervisionar em outras empresas do setor, incluindo a Procter & Gamble (P&G).

O movimento é a mais recente intervenção de Peltz em uma grande empresa de bens de consumo e o investidor provavelmente pressionará a Unilever por uma reformulação maior da estratégia da companhia. A companhia fez uma terceira oferta malsucedida para aquisição do negócio de saúde do consumidor da GSK em janeiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Esperamos trabalhar em colaboração com a administração e o conselho para ajudar a impulsionar a estratégia, as operações, a sustentabilidade e o valor para os acionistas da Unilever”, disse Peltz em comunicado.

Peltz, que comanda a Trian, é conhecido por seu interesse em empresas voltadas para o consumidor e por mudanças operacionais nas empresas em que é acionista. Ele também já esteve nos conselhos da Mondelez e da Heinz.

Seguir o manual da P&G

A Unilever já tomou algumas medidas para cortar custos, como a consolidação de sua sede em Londres e a venda de alguns negócios de crescimento mais lento, como sua marca de chá Lipton.

A empresa, que emprega cerca de 148.000 pessoas em todo o mundo, também disse que planeja cortar cerca de 1.500 postos administrativos em uma reestruturação para criar cinco divisões focadas em produtos – uma reformulação que ecoa a feita pela P&G há três anos.

A Trian é agora o quarto maior acionista da Unilever, segundo dados da Refinitiv. Os investidores esperam que Peltz traga o manual que funcionou na P&G para a Unilever, ajudando a otimizar a empresa e a reviver o preço das ações.

Em 2017, o investidor ativista pediu uma série de mudanças na P&G, após as quais Peltz ingressou no conselho em março de 2018.

Publicidade

O preço das ações da P&G subiu quase 90% desde então. O investidor deixou a posição na empresa no ano passado.

As ações da Unilever estão 30% abaixo de uma máxima histórica alcançada em 2019.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos