• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Investimento estrangeiro em portfólio no país cai em março

Por E-Investidor

26/04/2021 | 13:50 Atualização: 26/04/2021 | 13:32

(Reuters) – Os investimentos estrangeiros em ações e títulos no Brasil voltaram a cair em março após um período de nove meses de alta que havia garantido uma recuperação dos fluxos após as violentas perdas sofridas no primeiro semestre de 2020, sob o impacto da pandemia global do coronavírus.

Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Números das contas externas divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central mostraram que os não residentes retiraram 2,084 bilhões de dólares de investimentos em carteira do país no mês passado, período de recrudescimento do coronavírus no Brasil. O dado se compara a um fluxo positivo mensal médio de 3,6 bilhões de dólares desde junho do ano passado.

Para o BC, a saída de recursos não pode ser associada ao agravamento da pandemia nem é possível dizer, no momento, se configurará uma nova tendência.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em entrevista à imprensa, o diretor do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, destacou que, enquanto em março houve saída de investimentos de ações e fundos de investimento (-2,996 bilhões de dólares) e entrada de recursos para títulos (+912 milhões de dólares), a parcial de abril mostra um fluxo trocado. Até o dia 20, entraram no país 1,154 bilhão para ações e saíram 1,250 bilhão de dólares que estavam investidos em títulos de dívida no mercado doméstico.

“Não dá para falar em tendência ainda, são movimentos voláteis”, disse Rocha.

Os investimentos diretos, mais voltados ao longo prazo e por isso tradicionalmente menos voláteis, somaram 6,864 bilhões de dólares em março, pouco abaixo dos 7,386 bilhões de dólares registrado no mesmo mês de 2020. Para abril, a estimativa do BC é que os ingressos totalizem 4,9 bilhões de dólares.

TRANSAÇÕES CORRENTES

Publicidade

Os dados do balanço de pagamentos mostraram, ainda, que o Brasil registrou déficit em transações correntes de 3,970 bilhões de dólares em março, inferior ao déficit computado há um ano, de 4,257 bilhões de dólares.

Essa diferença teria sido bem maior se não fosse o impacto das operações de nacionalização de plataformas de petróleo feitas no âmbito do regime aduaneiro Repetro, computadas como importações pelo Banco Central.

Essas operações somaram 6,5 bilhões de dólares no mês passado, alavancando o volume total das importações e levando o país a registrar um déficit comercial de 437 milhões de reais, segundo o BC.

O Ministério da Economia deixou de computar as operações do Repetro –em que não há entrada ou saída de bens do país– nos seus dados de balança comercial a partir deste mês, em uma revisão metodológica que envolveu outros ajustes. Com isso, estimou o saldo comercial de março em um superávit de 6,5 bilhões de dólares.

Publicidade

Mas o BC informou que seguirá com os registros do Repetro pois adota normas contábeis adotadas internacionalmente para o balanço de pagamentos em o que define exportações e importações é se há troca de propriedade entre residentes e não-residentes.

A expectativa em pesquisa da Reuters com analistas era de um déficit de 2,5 bilhões de dólares para março.

Em 12 meses, o déficit em conta corrente do país passou a 1,24% do Produto Interno Bruto (PIB), ante 1,26% do PIB em fevereiro, segundo o BC. Para abril, o BC projetou um superávit em transações correntes de 5,7 bilhões de dólares.

Até o dia 20 deste mês, o fluxo cambial ficou positivo em 576 milhões de dólares, disse ainda o BC.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
Cotações
09/04/2026 3h39 (delay 15min)
Câmbio
09/04/2026 3h39 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Após Raízen e GPA: as empresas que mais preocupam o mercado financeiro hoje

  • 2

    32 fundos imobiliários de crédito estão baratos; veja como aproveitar sem cair em armadilhas

  • 3

    Ibovespa acompanha euforia global com cessar-fogo e renova recorde histórico

  • 4

    Petróleo despenca 16% com trégua — Petrobras cai mais de 4%

  • 5

    Dividendos viram ‘colchão’ na Bolsa: veja as carteiras recomendadas para abril

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Logo E-Investidor
Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Imagem principal sobre o Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Logo E-Investidor
Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Imagem principal sobre o Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Logo E-Investidor
Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: existe um prazo limite para usar o valor depositado?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: existe um prazo limite para usar o valor depositado?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: não realizei o saque por seis meses, posso perder o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: não realizei o saque por seis meses, posso perder o benefício?
Imagem principal sobre o Quem tem PIS recebe o abono salarial?
Logo E-Investidor
Quem tem PIS recebe o abono salarial?
Imagem principal sobre o Sou trabalhador avulso, tenho direito ao saque do FGTS?
Logo E-Investidor
Sou trabalhador avulso, tenho direito ao saque do FGTS?
Imagem principal sobre o Bolsa Família suspenso? Entenda se a suspensão resulta na perda do valor
Logo E-Investidor
Bolsa Família suspenso? Entenda se a suspensão resulta na perda do valor
Últimas: Tempo Real
BofA diz que Ambev (ABEV3) deve ter 1TRI26 fraco, com pressão de custos e queda de volumes
Tempo Real
BofA diz que Ambev (ABEV3) deve ter 1TRI26 fraco, com pressão de custos e queda de volumes

O banco reiterou recomendação neutra para ação, com preço-alvo de R$ 15,30, potencial de valorização de 49,5% ante fechamento passado

08/04/2026 | 15h04 | Por Júlia Pestana
Previsão da XP para Selic sobe para 13,50% ao fim de 2026 e para 11,50% em 2027
Tempo Real
Previsão da XP para Selic sobe para 13,50% ao fim de 2026 e para 11,50% em 2027

"O recuo esperado para os preços do petróleo representa uma precondição essencial para esta aceleração no ritmo de cortes", afirmou a corretora

08/04/2026 | 14h47 | Por Gustavo Nicoletta
Bolsas da Europa fecham em forte alta com cessar-fogo entre EUA e Irã
Tempo Real
Bolsas da Europa fecham em forte alta com cessar-fogo entre EUA e Irã

Setor aéreo disparou acima de 8%, enquanto as petrolíferas recuaram, pressionadas pela queda nas cotações da commodity

08/04/2026 | 14h32 | Por Thais Porsch
Bitcoin acompanha Bolsas globais e dispara com cessar-fogo entre EUA e Irã
Tempo Real
Bitcoin acompanha Bolsas globais e dispara com cessar-fogo entre EUA e Irã

Investidores retomam apetite por risco e impulsionam criptomoedas após redução das tensões no Oriente Médio.

08/04/2026 | 12h05 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador