Publicidade

Tempo Real

Gestora lança hoje ETF de renda fixa com taxa zero para proteger investidor da inflação

O fundo combina Tesouro Selic e Tesouro IPCA+ e pode ser usado como garantia de operações realizadas na B3

Gestora lança hoje ETF de renda fixa com taxa zero para proteger investidor da inflação
Mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)

A Investo, gestora focada em ETFsExchange Traded Fund, que são fundos negociados em bolsa atrelados a uma carteira de ativos que busca um retorno semelhante a um índice de referência – no Brasil e com mais de US$ 120 bilhões sob gestão, anunciou nesta terça-feira (5) o lançamento do ETF LFTB11.

O fundo de índice listado na B3 acompanha a performance de uma cesta de títulos públicos pós-fixados e combina Tesouro Selic e Tesouro IPCA+. Além disso, o produto proporciona uma estratégia para proteção contra inflação nas alocações de caixa para curto e médio prazo e tem a taxa de administração inicial zerada.

Tendo em vista as mudanças do cenário observadas em 2024 para a Selic e a necessidade dos investidores em construir uma reserva de emergência com liquidez sem perder as oportunidades de investimento, a gestora aponta que os ETFs de renda fixa são opções interessantes para compor a carteira.

Entre os diferenciais do produto estão a isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a ausência de come-cotas, encargos comuns em fundos de renda fixa tradicionais. Além disso, ele pode ser usado como garantia de operações realizadas na B3.

Quadro econômico favorece o ETF de renda fixa

O cenário econômico recente traz atratividade ao fundo. Com a recente alta da Selic para 10,75% ao ano, o mercado projeta agora que a taxa pode chegar em 11,75% até o final de 2024. Já os títulos IPCA+ de longo prazo com taxas em torno de IPCA+6,67% estão entre as mais altas já registradas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O índice de referência do LFTB11 foi construído seguindo as regras tributárias aplicáveis aos ETF de renda fixa. Assim, a carteira possui um prazo médio que permite que o Imposto de Renda (IR) cobrado dos investidores pessoa física fique fixado em 15% sobre o ganho, independentemente do prazo de manutenção do investimento.

A carteira do LFTB11 é ajustada mensalmente para se manter alinhada ao índice de referência MarketVector Brazil Treasury 760 Day Target Duration, para tentar buscar desempenho consistente em diferentes cenários econômicos.

Com uma combinação de Tesouro Selic e as Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B, títulos públicos com rendimento atrelado à inflação), o ETF é indicado para quem busca rentabilidade superior ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ao longo do tempo, com proteção adicional contra variações da inflação.