Últimas notícias

Isa Cteep vê queda de 73% em lucro do 2º trimestre para R$ 248 milhões

A receita operacional bruta consolidada atingiu 922,1 milhões de reais no período, queda de 45,8%

(Foto Marcelo Min/Estadão)

(Reuters)  A transmissora de energia Isa Cteep, controlada pelo grupo colombiano Isa, reportou nesta quinta-feira, 29, lucro líquido de 248 milhões de reais no segundo trimestre do ano, queda de 73% ante igual período de 2020 causada por efeitos não recorrentes, enquanto os investimentos acumularam recorde no semestre.

Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da companhia cresceu 17,9% na comparação anual, para 665,8 milhões de reais. Sem ajuste, o Ebitda do segundo trimestre marca recuo de 58,4%, para 630,6 milhões de reais.

A receita operacional bruta consolidada atingiu 922,1 milhões de reais no período, queda de 45,8%.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Esses resultados são explicados, principalmente, pela Parcela de Ajuste (PA) referente à aplicação da Revisão Tarifária Periódica (RTP) do contrato renovado e da remuneração do componente financeiro da RBSE pelo custo do capital próprio contabilizados em junho de 2020”, informou a empresa.

Em contrapartida, o resultado do trimestre foi afetado positivamente, principalmente, pela conclusão da aquisição da Piratininga – Bandeirantes Transmissora de Energia (PBTE).

A diretora executiva de Finanças e Relações com Investidores da Isa Cteep, Carisa Cristal, disse à Reuters que o desempenho foi considerado favorável pela companhia, pois excluindo os fatores não recorrentes, o Ebitda ajustado, por exemplo, está melhor.

“Houve a entrada em operação de novos projetos, de reforços e melhorias, e entrada de projetos greenfield. Tivemos aquisição da PBTE que se concretizou em março e este foi o primeiro resultado com a receita da PBTE”, afirmou.

INVESTIMENTOS

O diretor-presidente da companhia, Rui Chammas, afirmou que a Cteep bateu recorde de investimentos no semestre e o objetivo é seguir expandindo os aportes.

“Esperamos chegar a 500 milhões de reais todo ano até o final da década, essa é uma dimensão que segue crescendo”, disse ele.

“Os projetos greenfield, tem vários em andamento, e podemos buscar por que não novos projetos nos leilões… mas sempre buscando rentabilidade”, acrescentou.

No primeiro semestre de 2021, a empresa investiu 635 milhões de reais, um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior. Do total, 498 milhões de reais foram alocados em novos projetos (greenfield).

A previsão para investimento no ano é superior a 1 bilhão de reais, segundo a companhia.

Nos últimos seis anos, a empresa arrematou 14 lotes em leilões de transmissão realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e já energizou 4 desses projetos (Itapura Bauru, Itaquerê, Tibagi e Aguapeí).

Em reforços e melhorias, a companhia aportou cerca de 137,4 milhões de reais no período, com a implementação de 45 projetos, versus 77,8 milhões no primeiro semestre de 2020, um aumento de 76,5%. Além disso, a companhia já possui autorizações da Aneel para executar mais de 1,8 bilhão de reais de investimentos nessa frente, nos próximos quatro anos.

“Temos potencial para dobrar o patamar de investimentos em reforços e melhorias, a serem entregues gradualmente. Em um contexto de crise hídrica, em que a sociedade demanda segurança energética e robustez do sistema, esses projetos se tornam ainda mais importantes e essenciais para garantir o abastecimento do país”, disse Chammas.