Últimas notícias

JPMorgan eleva projeção da Selic no fim do ciclo para 9,75%

A instituição também passa a esperar taxa de 8,75% no fim de 2021, ante 8,25% na estimativa anterior

JPMorgan eleva projeção da Selic no fim do ciclo para 9,75%
Foto: Pixabay

O JP Morgan elevou as projeções de alta para a taxa Selic em relatório publicado nesta quinta-feira (21). Com a mudança, a instituição passa a esperar taxa de 8,75% no fim de 2021, ante 8,25% na estimativa anterior.

O JP Morgan espera dois aumentos de 1,25 ponto porcentual em outubro e dezembro deste ano e um aumento de 1,00 ponto porcentual em fevereiro de 2022, levando a projeção do fim do ciclo de 9% para 9,75%.

A instituição, porém, não descarta um movimento ainda mais agressivo do Banco Central, com um aumento de 1,50 ponto porcentual na próxima semana ou com o prolongamento do ciclo em direção a uma taxa terminal mais alta no próximo ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O risco de quebra do teto de gastos em 2022 para suprir o Auxílio Brasil foi listado como o principal motivo para a alteração nas projeções. “Embora o formato final ainda não tenha sido anunciado, já está comprometendo a credibilidade da sustentabilidade fiscal”, afirma o texto.

O processo inflacionário mais disseminado e persistente do que o esperado, motivado por fatores globais e locais, também foi elencado. A instituição revisou de 8,4% para 9% a projeção do IPCA de 2021.

Para 2022, o JP Morgan afirmou que há risco de baixa na projeção de crescimento do PIB, atualmente em 0,9%, e manteve em 3,9% a previsão para inflação no fechamento do ano.