O JPMorgan rebaixou a recomendação de Assaí (ASAI3) de overweight (o equivalente a compra) para neutro e cortou o preço-alvo de R$ 18 para R$ 11,50, o que representa um potencial de valorização de 21% sobre o fechamento da última sexta-feira (6). Segundo o banco, o rebaixamento é consequência da limitada flexibilidade de capital da companhia, que coloca em risco os planos de investimento de curto prazo.
Leia também
O banco reduziu ainda as expectativas para o lucro por ação em 20%. O banco calcula que a varejista de alimentos negocia a um múltiplo de 13 vezes lucro por ação estimado para 2025, um prêmio em relação a outros varejistas brasileiros. “Sem um aumento de capital previsto, vemos limitados catalisadores positivos de curto prazo e uma visibilidade reduzida para o crescimento a médio e longo prazo”, dizem os analistas em relatório.
Com uma alavancagem de 3,8 vezes a dívida líquida ajustada sobre Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) para 2024, o banco avalia que a empresa precisa ajustar seu plano de expansão para facilitar seu processo de desalavancagem. O banco avalia que a atual flexibilidade de capital restrita impacta os planos de investimento de curto prazo devido à influência de fatores externos e à visibilidade reduzida a médio e longo prazo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O JPMorgan lembra ainda que nos últimos dois anos, a empresa já ajustou e diminuiu seus planos de expansão, e com o possível aumento das taxas de juros, espera-se que o número de novas lojas abertas seja menor que o inicialmente planejado para conter despesas e melhorar o fluxo de caixa livre.
Além disso, o banco avalia que o mercado competitivo e a implementação de iniciativas de eficiência limitam a capacidade da empresa de aumentar agressivamente as vendas e os lucros operacionais. “Isso pode levar a uma desaceleração do crescimento e a uma desalavancagem limitada, exigindo uma racionalização adicional das despesas de capital”, destacam.