• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Juros fecham em leve alta com mercado de câmbio e petróleo no radar

No geral, a liquidez foi reduzida nos principais contratos em dia de cautela diante da agenda pesada na semana

Por Denise Abarca

28/10/2024 | 18:11 Atualização: 28/10/2024 | 18:11

Juros (Foto: Adobe Stock)
Juros (Foto: Adobe Stock)

Os juros futuros fecharam a sessão desta segunda-feira (28) perto da estabilidade. O mercado não teve fôlego para esticar o recuo das taxas, com o movimento de baixa esfriando já no início da tarde, em linha com a piora do câmbio e da curva dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano). Assim, passaram a oscilar ao redor dos ajustes de sexta-feira com viés de alta durante toda a segunda etapa, influenciados também por alguma cautela com a agenda pesada da semana.

Leia mais:
  • Ibovespa hoje fecha acima de 131 mil pontos com apoio da Vale (VALE3)
  • Bolsas de NY fecham em alta de olho no conflito entre Israel e Irã
  • Dólar avança contra iene e alcança o maior patamar desde julho
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2026 fechou em 12,69%, estável ante o ajuste de sexta-feira. A do DI para janeiro de 2027, também estável, encerrou em 12,82%, e a do DI para janeiro de 2029, passou de 12,82% para 12,84%.

Os poucos drivers que o mercado teve na sessão se deram pela manhã, com o tombo dos preços do petróleo e a queda do dólar ante o real abrindo espaço para o mercado corrigir parte do avanço da sexta-feira. À tarde, as taxas passaram a andar de lado, na medida em que os yields dos Treasuries se firmaram em alta e o dólar zerou a baixa. No geral, a liquidez foi reduzida nos principais contratos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A commodity acabou fechando em queda de 6%, com o mercado desarmando posições montadas antes do fim de semana em caso de retaliação do Irã ao ataque de Israel, o que não aconteceu. “O mercado ficou preocupado e se armou ali no petróleo, no ouro, nos juros, no dólar, em tudo que pode. Não veio essa resposta. O Irã fez declaração de que não ia retaliar, mas não sei até que ponto isso pode se manter. De todo modo, o petróleo despencou e juros também vieram (para baixo)”, afirma Beto Saadia, diretor de Investimento da Nomos.

De acordo com ele, esse movimento de reversão de posições defensivas puxado pelo petróleo permitiu ao mercado de juros reagir com um certo atraso ao anúncio da Aneel de que em novembro vai vigorar a bandeira amarela nas tarifas de energia, ante a vermelha, mais cara, que prevaleceu em outubro. “O mercado foi reagir só hoje, com esse delay por conta do temor de agravamento da história entre Israel e Irã”, afirmou Saadia, para quem, no entanto, a bandeira amarela “não pode ser tão comemorada”. “O maior problema não é a questão só da energia elétrica, é dos alimentos. A gente teve mais chuvas, o que, de alguma forma, não fala muito em favor de preços dos alimentos”, explicou, lembrando que esse grupo já veio bem pressionado no IPCA-15 de outubro.

A dinâmica da curva também refletiu, especialmente à tarde, o compasso de espera pelos eventos e indicadores da agenda econômica da semana, sobretudo a agenda de revisão de gastos esperada para os próximos dias e, no exterior, o payroll dos EUA. “A falta de um plano concreto para controle de gastos mantém a cautela nos mercados. Com as eleições municipais já finalizadas, os investidores aguardam possíveis anúncios do governo que podem ser fundamentais para reduzir a pressão sobre o real e a curva de juros”, afirma Lucas Queiroz, estrategista de renda fixa do Itaú BBA.

De concreto sobre o pacote, ainda não se tem nada, mas a ministra do Planejamento, Simone Tebet, voltou a dizer hoje que o momento é de “coragem” para cortar gastos em políticas públicas que são ineficientes. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que o Brasil tem um “problema fiscal” e que por isso precisará fazer um ajuste nas contas públicas. Mas defendeu também que a meta da recuperação do grau de investimento, classificada por ele como fundamental, está “muito próxima” de ser atingida.

Publicidade

No cenário externo, os juros dos Treasuries se firmaram em alta à tarde, após operarem sob maior volatilidade pela manhã. Os riscos associados à eleição nos EUA seguiram como pano de fundo, com o mercado cada vez mais elevando apostas na vitória de Donald Trump. No fim da tarde, a taxa da T-Note de dez anos chegava à marca de 4,273%, nas máximas desde julho.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Câmbio
  • Juros
  • Treasuries
Cotações
22/02/2026 0h39 (delay 15min)
Câmbio
22/02/2026 0h39 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O ouro está se tornando o “novo dólar”, diz um dos gestores de fundos de hedge mais temidos de Wall Street

  • 2

    A reação do mercado à derrubada das tarifas de Trump pela Suprema Corte

  • 3

    Brasileiros cruzam a fronteira em busca de menos impostos; vale a pena?

  • 4

    Ibovespa fecha em patamar recorde, acima dos 190 mil pontos, após Suprema Corte derrubar tarifas de Trump

  • 5

    Com Master, Will Bank e agora Pleno, o FGC é acionado repetidamente. Qual é o limite?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Harry Styles no Brasil: veja quais são os Pacotes VIP e preços
Logo E-Investidor
Harry Styles no Brasil: veja quais são os Pacotes VIP e preços
Imagem principal sobre o IPVA de São Paulo 2026: qual placa tem o vencimento hoje (21)?
Logo E-Investidor
IPVA de São Paulo 2026: qual placa tem o vencimento hoje (21)?
Imagem principal sobre o Harry Styles no Brasil: veja os setores e os valores dos ingressos
Logo E-Investidor
Harry Styles no Brasil: veja os setores e os valores dos ingressos
Imagem principal sobre o PREVBarco do INSS: 6 cidades recebem atendimento ainda em fevereiro de 2026
Logo E-Investidor
PREVBarco do INSS: 6 cidades recebem atendimento ainda em fevereiro de 2026
Imagem principal sobre o Pix fora do ar? 3 maneiras simples de pagar as contas durante instabilidades
Logo E-Investidor
Pix fora do ar? 3 maneiras simples de pagar as contas durante instabilidades
Imagem principal sobre o Rolex 6 Horas de São Paulo: veja o valor dos ingressos e pacotes
Logo E-Investidor
Rolex 6 Horas de São Paulo: veja o valor dos ingressos e pacotes
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: como funciona a multa em caso de atraso?
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: como funciona a multa em caso de atraso?
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: calendário de vencimentos de fevereiro de 2026
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: calendário de vencimentos de fevereiro de 2026
Últimas: Tempo Real
Mercado deve reagir mal à nova tarifa de 15% de Trump e dólar pode enfraquecer, diz analista
Tempo Real
Mercado deve reagir mal à nova tarifa de 15% de Trump e dólar pode enfraquecer, diz analista

Após revés na Suprema Corte, presidente norte-americano reacende escalada tarifária; entenda como os investidores devem reagir

21/02/2026 | 18h09 | Por André Marinho
Chapter 11: Azul (AZUL53) anuncia conclusão de recuperação judicial nos EUA
Tempo Real
Chapter 11: Azul (AZUL53) anuncia conclusão de recuperação judicial nos EUA

Processo durou 9 meses: aérea cita redução da dívida de empréstimos e financiamentos em US$ 1,1 bi

20/02/2026 | 20h29 | Por Elisa Calmon
Daycoval: isenção de IR deve aumentar PIB e gerar cautela à política monetária
Tempo Real
Daycoval: isenção de IR deve aumentar PIB e gerar cautela à política monetária

Banco projeta ganho econômico puxado por consumo das famílias, especialmente em habitação, transporte e alimentação

20/02/2026 | 20h23 | Por Caroline Aragaki
Safra analisa proposta de migração da Axia Energia (AXIA3) para Novo Mercado e aumenta preço-alvo
Tempo Real
Safra analisa proposta de migração da Axia Energia (AXIA3) para Novo Mercado e aumenta preço-alvo

Banco avaliou que a migração representa uma melhora significativa nos padrões de governança corporativa da empresa

20/02/2026 | 19h27 | Por Ludmylla Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador