Os rendimentos dos Treasuries tiveram alta generalizada nesta terça-feira, com a taxa da T-note de 5 e 10 anos tocando os maiores níveis desde 2007, com os preparativos finais para a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA). As expectativas de que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) mantenha um tom conservador nutriram o avanço das taxas, ainda que seja quase unânime a aposta em manutenção dos níveis atuais na reunião que começou hoje e termina amanhã.
Leia também
Às 17h03 (de Brasília), o juro da T-note de 10 anos subia a 4,362%, maior patamar desde 2007, enquanto o da T-note de 2 anos avançava a 5,109% e o do T-bond de 30 anos aumentava a 4,427%. A taxa do título de cinco anos cravou 4,516%, a maior desde 2007.
Na visão da BMO Capital, como os títulos de 3, 5 e 7 anos foram os que mais caíram hoje, o que motivou altas mais intensas nas taxas projetadas nesses vencimentos, é seguro ler o movimento como uma resposta dos fundos à perspectiva de que o Fed sinalizará a permanência de taxas elevadas por um período prolongado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Falou-se muito sobre o gráfico de pontos para 2023 e 2024 – especificamente que o primeiro permanecerá inalterado e que o último será revisado para cima”, escreveram os analistas Ian Lyngen and Ben Jeffery. Os analistas esperam uma reversão rápida da alta das taxas nesses vencimentos de 3, 5 e 7 anos se o mercado interpretar como equilibrado ou conservador o tom do presidente do Fed, Jerome Powell, que falará amanhã sobre a decisão do Fomc.
Os analistas da BMO capital dizem que, sem dúvida, há correntes no mercado que continuam a pensar que a taxa neutra de juros está mais elevada, que a inflação pós-pandemia subiu estruturalmente e que o Fed precisa aumentar a sua meta de inflação. “Independentemente de tal lógica ser exata, a realidade é que a credibilidade da Fed depende da manutenção do objetivo de 2% e da permanência do patamar restritivo durante tempo suficiente para alcançá-la”, ponderaram os analistas.