Últimas notícias

Lucro da Ambev atinge R$2,9 bilhões no 2º trimestre

O lucro corresponde a uma alta de 130% em relação ao mesmo período do ano passado

Lucro da Ambev atinge R$2,9 bilhões no 2º trimestre
Logo da Ambev (ABEV3) (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

(Reuters) A Ambev teve lucro líquido de 2,93 bilhões de reais no segundo trimestre, alta de 130,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo os maiores volumes consolidados já registrados para um período de abril a junho.

Além disso, o resultado do trimestre foi positivamente impactados por 1,6 bilhão de reais em créditos tributários relacionados à decisão do STF que declarou inconstitucional a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e Cofins.

Em termos ajustados, o lucro também mais do que dobrou, para 2,96 bilhões de reais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela fabricante de bebidas, os volumes registraram um crescimento orgânico de 19%, para quase 39,8 milhões de hectolitros, enquanto a receita líquida subiu 36,2%, a 11,6 bilhões de reais.

O custo do produto vendido por hectolitro aumentou 15,7%, afetado pelo comportamento da taxa de câmbio e commodities. As despesas com vendas, gerais e administrativas cresceu 35,6%, afetadas por acréscimos de remuneração variável, despesas de distribuição e investimentos em vendas e marketing.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado totalizou quase 5,3 bilhões de reais, uma expansão orgânica de 24%, mas com a margem caindo 2,6 pontos percentuais, para 33,7%.

No segmento Cerveja Brasil, houve crescimento orgânico de 12,7% nos volumes, para 20,2 milhões de hectolitros, com expansão de 25,8% na receita líquida.

O Ebitda ajustado do negócio, porém, caiu 12,8%, com a Ambev atrelando o desempenho ao aumento da taxa de câmbio transacional e commodities, além de provisões de remuneração variável, custos de distribuição mais altos e investimento em vendas e marketing.

Publicidade

Em América Central e Caribe, houve alta de 62,7% nos volumes, assim como na América Latina, que registrou expansão de 26,8%, enquanto Canadá apurou declínio de 0,9%.