Últimas notícias

Santander Brasil tem lucro em linha com estimativas no 1º trimestre

A carteira de crédito do Santander avançou 7,2% na base anual, para 455,16 bilhões de reais

Foto: Edgard Garrido/Reuters
  • Alguns analistas esperavam resultados entre fracos a estáveis, com o Goldman Sachs mencionando "sinais modestos de deterioração na qualidade dos ativos" em uma prévia.

O Santander Brasil reportou nesta terça-feira um lucro líquido em linha com as expectativas do mercado para o primeiro trimestre de 2022, com leve alta de 3,2% em relação aos três meses anteriores, mesmo após as provisões para perdas com empréstimos avançarem 24,9% no período.

A unidade local do banco espanhol Santander registrou um lucro líquido de 4,005 bilhões de reais no trimestre, 1,3% superior a igual período do ano passado, frente a uma projeção média de 4,026 bilhões de reais de analistas consultados pela Refinitiv.

O Santander Brasil disse que as provisões para créditos de liquidação duvidosa atingiram 4,612 bilhões de reais, alta de 45,9% na comparação anual.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Alguns analistas esperavam resultados entre fracos a estáveis, com o Goldman Sachs mencionando “sinais modestos de deterioração na qualidade dos ativos” em uma prévia. Já o Bank of America destacou que os ganhos do Santander vinham crescendo abaixo dos de outros bancos privados brasileiros que negociam em múltiplos semelhantes.

A carteira de crédito do Santander avançou 7,2% na base anual, para 455,16 bilhões de reais, superando um crescimento de 3,8% da margem financeira bruta em meio ao aumento da taxa de juros no Brasil. Ambos os indicadores tiveram recuo de cerca de 1,5% em relação ao trimestre anterior.

“Nossa qualidade da carteira de crédito permanece em níveis controlados, apresentando a deterioração já esperada da inadimplência, dado o cenário macroeconômico e alinhado ao volume e mix da originação”, disse em nota o diretor financeiro do Santander Brasil, Angel Santodomingo.

O retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) do banco, um indicador de rentabilidade, atingiu 20,7%, alta de 0,6 ponto percentual frente aos três meses anteriores.