O lucro líquido da BB Seguridade (BBSE3), de R$ 2,055 bilhões no último trimestre de 2023, ficou 6% acima da previsão do Citi, devido à surpresa positiva com o desempenho da Brasilseg. A operação de seguros apresentou resultados acima do esperado pelo banco, com menores provisões e sinistros, apesar do quadro mais fraco nos prêmios emitidos.
Leia também
A sinistralidade consolidada do trimestre foi de 23%, queda de 3 pontos porcentuais contra o mesmo período de 2022, aponta o Citi. Por outro lado, a receita de corretagem ficou abaixo das estimativas do banco, “devido aos prêmios escritos mais fracos”.
Em relação ao guidance (dados divulgados por uma empresa que sobre o que se espera para resultados futuros) para 2024, as projeções vieram majoritariamente em linha com o que o Citi estava prevendo: crescimento dos resultados operacionais de 5 a 10%, enquanto o banco estimava alta de 12%; crescimento dos prêmios emitidos de 8 a 13%, enquanto o banco previa aumento de 10%; e crescimento das reservas de pensões de 8 a 12%, contra estimativa de alta de 9% pelo Citi.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A classificação é de compra, sobretudo devido ao valuation (valor do ativo, cálculo em que é possível estimar o preço mais provável do ativo ou empresa em dado momento) e à expectativa sobre dividendos. “Porém, reconhecemos que qualquer otimismo de curto prazo pode não durar muito, já que o índice de perdas rurais deve pressionar os resultados do primeiro semestre e que as taxas de juros mais baixas devem prejudicar as estimativas do médio prazo”, escrevem os analistas Gabriel Gusan, Karina Salva Martins e Maria Guedes em relatório.
O Citi tem preço-alvo de R$ 38 para BB Seguridade, potencial valorização de 11,4% sobre o fechamento da última sexta-feira (2).