O BTG Pactual (BPAC11) avalia, em relatório, que as ações da LWSA (LWSA3), ex-Locaweb, próximas ao preço do IPO (Oferta Pública Inicial, processo no mercado financeiro em que uma empresa passa a ser de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores) “não fazem sentido”.
Leia também
Segundo o banco, a empresa foi removida do portfólio de Small Caps da instituição logo após os resultados do quarto trimestre de 2023, temendo que a desaceleração do crescimento causada pela reestruturação da Squid prejudicaria as ações, mas foi reinserida no mês passado após atingir níveis que consideram “altamente assimétricos”.
Os analistas Carlos Siqueira e Osni Carfi dividem a história da LWSA como empresa listada em 3 fases, mas destacam o período compreendido entre o segundo trimestre de 2023 até agora, em que consideram que o crescimento desacelerou acentuadamente, mas as margens começaram a subir para níveis agradáveis.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A casa reitera recomendação de compra para as ações da empresa, com preço-alvo de R$ 7, o que representa um potencial de valorização de 55,9% ante o último fechamento.
“Para fazer uma avaliação correta, é fundamental compreender as razões para a desaceleração”, pontuam os analistas. Em 2023, de acordo com o BTG, a desaceleração ocorreu devido ao macro, já que o GMV (valor bruto de mercadoria) brasileiro quase não cresceu.
Além disso, a base de comparação difícil devido às receitas inflacionadas da Yapay (contas a receber pré-pagas a preços não lucrativos) também contribuiu. Este ano, conforme o banco, a questão é a reestruturação da Squid, provavelmente a sua pior M&A (fusões e aquisições).
“Esperamos que a receita do segundo trimestre de 2024 cresça 7% ano contra ao, o que não é exatamente inspirador. A reestruturação da Squid prejudicará o crescimento anual em todo o ano. Mas quando nós olhamos como as coisas estão se comportando na comparação trimestral, fica claro que o crescimento deve ocorrer na faixa ‘mid-teen’ assim que a base comparativa estiver livre da reestruturação”, afirmaram.
“O crescimento tem sido fraco, mas o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) aumentou e nós pensamos que o crescimento do FCF (fluxo de caixa livre) que a LWSA está preparada para surfar é ignorado pelo mercado e será um driver potente para mover o papel para cima”, reitera o banco.
Publicidade
“Acreditamos que pode gerar cerca de R$ 200 milhões de FCF em 2025, o que significa que é negociado a 11x EV/FCF. É muito difícil encontrar uma empresa de tecnologia (mesmo em mercados privados) que é ‘caixa líquido’, aumentando sua receita e expandindo o Ebitda e margens FCF bem neste nível”, conclui.