Últimas notícias

Mester, do Fed, alerta contra complacência sobre avanço da inflação

Mester disse ainda que o período atual questiona a visão de que BCs devem ignorar choques de oferta

Presidente do Federal Reserve de Cleveland, Loretta Mester 18/11/2015 REUTERS/Lucas Jackson

Por André Marinho – A presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em Cleveland, Loretta J. Mester, afirmou hoje que as expectativas de inflação nos Estados Unidos estão menores que as leituras inflacionárias atuais, mas advertiu contra a “complacência” com essa tendência.

“O fato de os preços salientes da gasolina e dos alimentos permanecerem elevados sugere que há algum risco de que as expectativas de inflação de longo prazo das famílias e empresas continuem a subir”, alertou, em discurso durante o Fórum do Banco Central Europeu (BCE), em Sintra, Portugal.

A dirigente explicou que a comunicação dos bancos centrais pode exercer papel fundamental na ancoragem das expectativas. Segundo ela, um eventual avanço sustentado dessas métricas anularia qualquer impacto de mudanças benéficas no hiato de produto e a política monetária precisaria ter que agir mais energicamente para atingir a estabilidade de preços.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mester argumentou ainda que o “desafiador” período atual questiona a visão de que BCs devem ignorar choques de oferta. “Em algumas circunstâncias, esses choques poderiam ameaçar a estabilidade das expectativas de inflação e exigiriam ação política”, ressaltou. “Os bancos centrais precisarão ser resolutos e intencionais ao tomar medidas para reduzir a inflação”, defendeu.