Publicidade

Tempo Real

Magazine Luiza tem prejuízo líquido de R$ 166,8 mi

Resultado reverteu lucro de R$ 143,5 milhões apresentado no mesmo período de 2021

Magazine Luiza tem prejuízo líquido de R$ 166,8 mi
Fachada de loja do Magazine Luiza. (Foto: Magazine Luiza)

O Magazine Luiza apresentou prejuízo líquido de R$ 166,8 milhões no terceiro trimestre de 2022, o resultado reverteu lucro de R$ 143,5 milhões apresentado no mesmo período de 2021. Já o Ebitda da companhia foi de R$ 496,1 milhões, alta de 268% em relação ao reportado um ano antes. Na visão da companhia a principal diferença entre o Ebitda e o lucro líquido se deu por conta do impacto do juros nas despesas financeiras da empresa. A receita líquida foi de R$ 8,8 bilhões, com alta de 2,3%. As margens de rentabilidade da empresa melhoraram no período.

O Magalu reportou também resultados ajustados, dos quais são retirados entradas e saídas não recorrentes nos valores de um ano atrás e dos atuais. Nesse caso, o Ebitda ajustado foi de R$ 527,5 milhões no terceiro trimestre de 2022, com alta de 50,3% ante o mesmo período de 2021. O prejuízo líquido ficou em R$ 146 milhões e reverteu lucro de R$ 22,6 milhões de um ano atrás. Para o diretor financeiro da companhia, Roberto Belíssimo, esses números representam com mais precisão o quadro atual da companhia.

Considerando os resultados ajustados, a margem bruta, indicador de rentabilidade, cresceu 3,2 pontos porcentuais (p.p.) e chegou a 27,9%. Já a margem Ebitda, que mede a eficiência operacional da companhia, avançou 1,9 p.p. e chegou a 6%, melhor marca para esse indicador desde 2020. “Crescemos vendas, margem bruta e margem Ebitda. A principal diferença para a última linha está na despesa financeira, porque o CDI saiu praticamente de 2% para 14%. Isso é temporário. A boa notícia é que a taxa de juros já parou de subir e que a expectativa para o ano que vem é de que ela comece a cair”, disse Belíssimo ao Broadcast. As expectativas de início de queda de juros da companhia estão ancoradas no Boletim Focus, complementa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ele afirma que, com juros menos agressivos, a companhia vai conseguir melhorar suas vendas e reduzir sua despesa financeira com antecipação de recebíveis. Belíssimo diz não poder responder se a empresa só voltará a dar lucro quando os juros indicarem queda. No entanto, diz que a companhia tem buscado formas de reduzir não só suas despesas operacionais, mas também as financeiras. Exemplo disso é o aumento da participação de pagamentos via PIX, por ser à vista, o que evita que a empresa tenha de antecipar recebíveis.

Do lado das vendas, a empresa tem buscado aumentar a participação de novas categorias por meio de seus lojistas virtuais. Assim, consegue diminuir a dependência de crédito para vender, já que começa a comercializar mais itens de tíquete médio menor. Nesse trimestre, as categorias de moda e beleza cresceram 45% e 52% respectivamente no marketplace do Magalu.

Na conta geral, porém, o crescimento foi bem mais modesto. As vendas totais, incluindo lojas físicas, e-commerce com estoque próprio e lojistas virtuais (marketplace) cresceram 2,2% e atingiram R$ 14,2 bilhões. Isso porque, mesmo com o avanço significativo de novas categorias, a queda de vendas em bens duráveis, atingidos em cheio pela alta de juros, puxa o total para baixo. Belíssimo comemora, no entanto, os ganhos de mercado do período.

O e-commerce brasileiro teve uma queda de 10,5% segundo a Neotrust no terceiro trimestre de 2022. No mesmo período, as vendas do e-commerce do Magalu avançaram 2,6% e atingiram R$ 10,3 bilhões. No e-commerce com estoque próprio, as vendas evoluíram 3,5% e, no marketplace, atingiram R$ 3,5 bilhões, com crescimento de 0,9%. “Ganhamos mercado aumentando a rentabilidade (margens) ao mesmo tempo. Geralmente é fácil subir margens perdendo mercado, mas conseguimos as duas coisas ao mesmo tempo”, diz Belíssimo.

MagaluPay

O volume total de transações processadas (TPV) da fintech da companhia atingiu R$ 22,1 bilhões no trimestre, com alta de 19,6%. O MagaluPay, por sua vez, superou a marca de 7,8 milhões de contas digitais. Na joint venture com o Itaú, a Luizacred, houve R$ 30 milhões de prejuízo, dos quais cerca de R$ 15 milhões entram no balanço da varejista. Na parte de inadimplência, os créditos não performados acima de 90 dias representaram 9,2% do total, voltando a índices históricos do período pré-pandemia, que eram mais altos, segundo Belíssimo.

Caixa

No trimestre encerrado em setembro, a geração de caixa operacional foi de R$ 324 milhões, influenciada pela variação do capital de giro. O Magalu encerrou o período com uma posição de caixa líquido ajustado de R$ 1,8 bilhão e uma posição de caixa total no valor de R$ 9 bilhões, considerando caixa e aplicações financeiras de R$ 2,1 bilhões e recebíveis de cartão de crédito disponíveis de R$6,9 bilhões.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2807 de hoje, quinta-feira (12)
IPTU: quem tem direito à isenção do imposto?
Como preencher a declaração do Imposto de Renda? Veja passo a passo
Aposentado tem isenção de IPTU? Entenda as condições
Peru, chester ou tender: descubra qual a opção mais barata para o Natal
Top 5 carnes mais baratas para o churrasco de Ano Novo
IPVA 2025: onde consultar o valor do meu carro?
Esqueça o ferro: 5 maneiras simples de desamassar as roupas sem aumentar a conta de luz
>