• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Moody’s eleva nota e país fica perto do grau de investimento

Brasil está um degrau abaixo do selo de "bom pagador". Agência, porém, ressaltou que a credibilidade do arcabouço fiscal ainda é "moderada"

Por Gustavo Nicoletta

01/10/2024 | 19:23 Atualização: 01/10/2024 | 21:43

Moody's elevou a nota de crédito do Brasil. Foto: Adobe Stock
Moody's elevou a nota de crédito do Brasil. Foto: Adobe Stock

A agência de classificação de risco Moody’s elevou a nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1, deixando o país apenas um degrau abaixo do chamado grau de investimento, equivalente a um selo de bom pagador. A perspectiva para o rating brasileiro foi mantida em positiva.

Leia mais:
  • As empresas com políticas de dividendos mais seguras
  • Ibovespa dispara no 3º trimestre e deixa mercado americano para trás
  • Conheça as empresas mais confiáveis do Brasil segundo S&P, Moodys e Fitch
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A elevação reflete melhoras materiais no crédito, que esperamos que continuem, incluindo um crescimento mais robusto do que o anteriormente estimado e um histórico crescente de reformas fiscais e econômicas que emprestam resiliência ao perfil de crédito“, disse a Moody’s em comunicado.

A agência, porém, ressaltou que a credibilidade do arcabouço fiscal ainda é “moderada”, e que isso se reflete no custo “relativamente elevado” da dívida do Brasil. “Um crescimento mais robusto e uma política fiscal consistentemente aderente ao arcabouço permitirão que a dívida se estabilize no médio prazo, ainda que em níveis relativamente elevados”, acrescentou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A perspectiva positiva para o rating brasileiro, segundo a Moody’s, reflete a possibilidade de o crescimento econômico aliado ao cumprimento das regras fiscais melhorar a credibilidade institucional e diminuir os custos de empréstimos a um ritmo mais acentuado do que o previsto no momento.

“Um custo menor teria um impacto positivo sobre a trajetória da dívida do Brasil, especialmente se combinada com um crescimento mais robusto do que o previsto atualmente”, acrescentou.

A Moody’s disse também que o teto dos ratings brasileiros mudou. O limite para a nota da dívida em moeda local passou para A3, de Baa1, ou quatro níveis acima do rating soberano. O teto para a nota de crédito em moeda estrangeira subiu para Baa1, de Baa2.

Haddad: governo não pode “baixar a guarda”

Após a Moody’s elevar a nota de crédito soberano do Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que se o governo continuar “sem baixar a guarda” em relação às despesas e às receitas, será possível conquistar o grau de investimento ainda no atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Eu penso que se o governo, como um todo, compreender que vale a pena esse esforço, que esse esforço que está sendo feito produz os melhores resultados, e continuarmos sem baixar a guarda em relação às despesas, em relação às receitas, fazendo o nosso trabalho, eu acredito realmente que nós temos a chance de completar o mandato do presidente Lula reobtendo o grau de investimento”, disse o ministro à imprensa.

Publicidade

O ministro reconheceu que a obtenção do grau de investimento não está dada e nada está “assegurado”. Ele reiterou que ainda há um trabalho a ser feito no campo das receitas e despesas e um caminho a ser trilhado, mas reforçou que o grau de investimento já é uma “possibilidade concreta”.

“O crescimento é muito importante para a economia, sobretudo com a inflação controlada, porque é ele que permite você fazer um ajuste fiscal sem penalizar a população mais pobre, sem ter a necessidade de tomar medidas de austeridade que vão ceifar direitos estabelecidos. Mas há um trabalho a ser feito no campo da despesa e no campo da receita que pode nos permitir reequilibrar as contas, voltar a baixar a taxa de juros e conseguir o grau de investimento”, avaliou.

Haddad afirmou que o relatório divulgado pela Moody’s reconhece o trabalho que vem sendo feito pelo governo e está em linha com o que a equipe vem defendendo há algum tempo. Ele relembrou ainda que, faltando pouco mais de um ano e meio de governo Lula, o Brasil já conseguiu duas elevações em nota de crédito.

“Se nós continuarmos perseverando nesse caminho e ajustando o fiscal e o monetário, nós temos uma grande chance de conseguir estabilidade da relação dívida-PIB, dos gastos públicos, depois de muitos anos de desequilíbrio fiscal”, avaliou após o relatório da Moody’s. O ministro fez menção ainda às medidas que foram citadas pelo relatório e que, segundo ele, já sinalizam possibilidade de crescimento estável, como a reforma tributária e o plano de transformação ecológica. Haddad reforçou ainda a relevância das propostas tomadas no âmbito do crédito. “As pessoas falam de ajuste fiscal e esquecem que a economia é muito mais do que isso. As medidas de crédito que nós estamos tomando, elas estão refletidas na economia”, disse.

Publicidade

(Com informações do Estadão Conteúdo)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Brasil
  • Moody's
  • nota de crédito
  • rating
Cotações
21/12/2025 11h56 (delay 15min)
Câmbio
21/12/2025 11h56 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ministério Público denuncia Nelson Tanure por operações feitas na Gafisa

  • 2

    13º salário com Selic a 15%: como investir com baixo risco e retorno maior

  • 3

    PGBL vale a pena até na declaração simplificada e pode aumentar sua restituição no Imposto de Renda

  • 4

    Ibovespa na semana: Brava sobe 15% com expectativa de venda de poços; Direcional lidera quedas

  • 5

    Investir em PGBL até o final do ano garante desconto no IR; veja as mudanças na previdência privada

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o INSS: quem pode usar o sistema Atestmed?
Logo E-Investidor
INSS: quem pode usar o sistema Atestmed?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o Programa Bom Motorista?
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o Programa Bom Motorista?
Imagem principal sobre o Quais são os descontos aplicados para o IPVA 2026 no Rio Grande do Sul?
Logo E-Investidor
Quais são os descontos aplicados para o IPVA 2026 no Rio Grande do Sul?
Imagem principal sobre o CNH do Brasil: entenda como é a renovação facilitada para bons condutores
Logo E-Investidor
CNH do Brasil: entenda como é a renovação facilitada para bons condutores
Imagem principal sobre o Quina de hoje (19): VEJA NOVO HORÁRIO DO SORTEIO 6907
Logo E-Investidor
Quina de hoje (19): VEJA NOVO HORÁRIO DO SORTEIO 6907
Imagem principal sobre o 13º salário: servidores de Curitiba (PR) já podem consultar contracheque com detalhes dos descontos
Logo E-Investidor
13º salário: servidores de Curitiba (PR) já podem consultar contracheque com detalhes dos descontos
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o desconto por pagamento antecipado
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o desconto por pagamento antecipado
Imagem principal sobre o CNH do Brasil: como vai funcionar o reteste sem custo?
Logo E-Investidor
CNH do Brasil: como vai funcionar o reteste sem custo?
Últimas: Tempo Real
Calendário econômico da semana (22 a 26 de dezembro): IPCA-15 no Brasil, PIB nos EUA e inflação no Japão em foco
Tempo Real
Calendário econômico da semana (22 a 26 de dezembro): IPCA-15 no Brasil, PIB nos EUA e inflação no Japão em foco

Mesmo com agenda reduzida pelas festas de fim de ano, semana concentra indicadores-chave de inflação, atividade e política monetária no Brasil, Estados Unidos, China, Japão e Reino Unido

21/12/2025 | 07h30 | Por Isabela Ortiz
Dólar fecha a semana no maior valor desde agosto
Tempo Real
Dólar fecha a semana no maior valor desde agosto

Nos EUA, o índice de sentimento do consumidor elaborado pela Universidade de Michigan esteve no radar

19/12/2025 | 15h35 | Por Beatriz Rocha
TRX negocia venda de nove imóveis por R$ 672 milhões e projeta o lucro para cotistas de TRXF11 e TRXB11
Tempo Real
TRX negocia venda de nove imóveis por R$ 672 milhões e projeta o lucro para cotistas de TRXF11 e TRXB11

Gestora aposta em reciclagem de portfólio após aquisições recentes e estima ganho de capital relevante

19/12/2025 | 15h16 | Por Jean Mendes
C6 Bank lança 1º cartão da Mastercard para altíssima renda no Brasil; veja preço
Tempo Real
C6 Bank lança 1º cartão da Mastercard para altíssima renda no Brasil; veja preço

Produto garante 4,5 pontos por dólar gasto no crédito, em compras nacionais ou internacionais

19/12/2025 | 13h42 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador