Publicidade

Tempo Real

A visão do mercado sobre possível venda da Multiplan (MULT3) por fundo canadense

OTPP quer vender a totalidade de sua participação na companhia; XP, Citi e Ativa avaliam a transação

A visão do mercado sobre possível venda da Multiplan (MULT3) por fundo canadense
Foto: Envato Elements

A Ativa Investimentos acredita que a intenção do acionista da Multiplan (MULT3), o fundo de pensão de Ontário (OTPP, na sigla em inglês), de vender a totalidade de sua participação na companhia é “marginalmente negativa”. Segundo a casa, a intenção acende um alerta dos motivos do fundo, que é um antigo acionista da Multiplan, estar desfazendo o investimento.

“O fundo já havia vendido parte de sua participação em abril e agora está se desfazendo do remanescente”, diz a Ativa.

Para os analistas, o movimento pode impactar a governança corporativa da companhia, caso a Multiplan Participações (MPAR) não exerça seu direito de preferência em 90 dias. “Porém, não acreditamos que este movimento gere influência significante nas operações da empresa, que segue sólida”, afirma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Multiplan Participações terá 90 dias para exercer o direito de adquirir as ações da OTPP, de acordo com o acordo de acionistas realizado entre a empresa e o fundo, caso não exerça, as ações poderão ser diluídas no mercado.

Visão do Citi

O Citi acredita que o acionista controlador da Multiplan, José Isaac Peres, deve exercer seu direito de primeira oportunidade em relação à intenção do fundo de pensão de Ontário (OTPP, na sigla em inglês), de vender a totalidade de sua participação na companhia.

“Acreditamos que o resultado mais provável é que o negócio seja com o Sr. Peres, já que a Multiplan vem recomprando participação minoritária em ativos e (o acionista controlador) provavelmente fará o mesmo no nível da empresa”, afirma o analista Andre Mazini, em relatório.

A OTPP é titular de 111.260.914 ações ordinárias, representando cerca de 18,52% do capital social da Multiplan. A Multiplan Participações (MPAR), de Peres, também acionista controladora, terá o prazo de 90 dias para exercer seu direito de primeira oportunidade.

O Citi observa que, se Peres concordar com os termos da oferta, todas as ações serão transferidas da OTPP para Peres no 60º dia após a notificação da aquisição. Além disso, a Multiplan possui um programa de recompra, mas não pode ser usado para comprar a participação na OTPP.

Visão da XP

A XP Investimentos considera que a decisão do fundo de pensão de Ontário (OTPP, na sigla em inglês) de alienar sua totalidade de participação na Multiplan deve limitar significativamente o risco de diluição da base de acionistas da companhia, posicionando a Multiplan Participações, ligada à família Peres, como potencial controladora da empresa.

Publicidade

Em relatório, os analistas Ruan Argenton e Ygor Altero apontam que tal anúncio introduz uma instabilidade nas cotações das ações, devido às incertezas quanto às modalidades de saída da OTPP. Eles sustentam que, apesar deste cenário poder afetar negativamente o valor das ações no curto prazo, não altera os fundamentos da empresa, razão pela qual mantêm a recomendação de compra com um preço-alvo de R$ 35,0 por ação.

Após o encerramento do mercado ontem, o OTPP divulgou sua intenção de desfazer-se de sua participação integral na empresa. A Multiplan informou que o OTPP pretende ceder toda sua fatia acionária na empresa.

A OTPP possui 111.260.914 ações ordinárias, o que representa aproximadamente 18,52% do capital social da Multiplan. Todas essas ações estão atreladas ao acordo de acionistas firmado em 4 de julho de 2007.

A empresa já havia diminuído sua participação em 8,9% na Multiplan em abril. Contudo, a XP avalia que a totalidade das ações remanescentes está vinculada ao acordo de acionistas, o que provavelmente retardará o processo de venda, considerando as condições mais estritas estabelecidas pelo acordo.

Publicidade