Últimas notícias

Nova regulação sobre fintechs deve ter efeito limitado sobre Nubank

Foto: Paulo Whitaker/Reuters

O impacto sobre o Nubank das novas exigências para funcionamento de fintechs, anunciadas cedo pelo Banco Central (BC), deve ser mais restrito a regras de capital e limitado no curto prazo, escreveram analistas do Citi nesta sexta-feira.

As novas regras ampliam exigências aplicadas às fintechs de maior porte.

As novas regras podem colocar uma “leve pressão sobre as margem financeira líquida do Nubank, pois a empresa precisará alocar depósitos para instrumentos de menor rendimento”, escreveram analistas incluindo Ashwin Shirvaikar.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo eles, o impacto no curto prazo deve ser limitado, já que o Nubank tem excesso de depósitos e já remunera os depositantes em 100% da taxa interbancária.

Com relação à adequação ao capital mínimo, o Citi diz não ver maiores impactos ao Nubank, especialmente dado que o banco digital está bem capitalizado após sua oferta pública inicial de ações (IPO) em dezembro.

O Citi acredita que o Nubank será classificado como uma instituição “tipo 3” segmento “S2” com base nas novas classificações disponibilizadas pelo BC, pois seus ativos representaram cerca de 1% do PIB do país.

O BC criou uma nova classificação com três tipos de conglomerados financeiros. O tipo 3 é definido como: conglomerado prudencial liderado por instituição de pagamento e integrado por instituição financeira. Dentro dele há segmentação de S2 a S5 a depender do porte do conglomerado como proporção do Produto Interno Bruto (PIB).

O Citi manteve recomendação de compra para a ação do Nubank.

Às 13h56 (horário de Brasília), o papel do Nubank caía 6,8% em Nova York. Os principais índices das bolsas norte-americanas operavam mistas, com o Nasdaq em queda de 1,1%, o S&P 500 recuando 0,2% e o Dow Jones em alta de 0,4%.