Investidores do Banco Master aguardam pagamento de garantia do FGC. Foto: Werther Santana/Estadão
A empresa de segurança digital Kaspersky encontrou uma campanha de fraude digital direcionada aos beneficiários do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), em meio à repercussão do caso do Banco Master. Desde que a instituição foi liquidada em novembro de 2025, os investidores aguardam o pagamento da garantia pelo FGC.
Segundo a Kaspersky, a campanha envolve um aplicativo fraudulento, voltado para usuários do sistema Android, que oferece um suposto acompanhamento do pagamento do fundo. Na verdade, a plataforma instala um programa bancário capaz de roubar dados, permite o controle remoto do dispositivo e realiza a mineração de criptomoedas (processo de validação e inclusão de novas transações no blockchain).
Ao acessar o site fraudulento, o usuário é induzido a baixar o aplicativo que se passa por uma plataforma legítima disponível na Google Play Store, simulando interfaces confiáveis para ganhar credibilidade. No entanto, ao instalar o aplicativo, a vítima infecta o próprio aparelho com o trojan bancário (software malicioso) BeatBanker .
Aplicativo fraudulento para acompanhar o pagamento da garantia do FGC. Foto: Divulgação/Kaspersky
O BeatBanker é uma ameaça com múltiplas capacidades maliciosas. O trojan pode roubar credenciais, interceptando e furtando informações de login, senhas e dados financeiros de aplicativos bancários e outras informações confidenciais. Além disso, realiza mineração clandestina da criptomoeda Monero, por meio de utilização, sem consentimento, de recursos de processamento do smartphone da vítima. O processo drena a bateria e degrada o desempenho do dispositivo.
“A rapidez com que os cibercriminosos exploram temas em evidência no noticiário para criar esquemas fraudulentos que se aproveitam da expectativa e da ansiedade de grandes grupos de pessoas é uma tática recorrente. Este caso representa apenas o início de uma possível onda de golpes”, afirma Fabio Assolini, diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina e Europa.
A análise da empresa indica a tendência de surgimento de novos vetores de ataque, dada a alta atratividade do tema e o grande número de vítimas potenciais. Para evitar riscos, a Kaspersky recomenda que os usuários desconfiem de ofertas que prometam agilizar ou simplificar processos de forma incomum ou com passos simples.
Outra dica é baixar aplicativos apenas de lojas oficiais, como a Google Play Store ou a Apple App Store. Nas configurações do Android, também vale desativar a função “instalar de fontes desconhecidas”.
Publicidade
Investidores com valores a receber do fundo garantidor deverão consultar o site e o aplicativo oficial da entidade, nomeado como FGC. Em nota ao E-Investidor, a instituição explicou que não permite qualquer tipo de antecipação de crédito e que “toda a relação referente ao pagamento da garantia é realizada diretamente entre o fundo e o credor titular do depósito ou investimento elegível.”