- O Nubank anunciou o prazo para os investidores decidirem o que desejam fazer com os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) de nível III da fintech
- Em 30 dias, quem comprou BDRs da empresa poderá escolher entre três opções
- Isso vale tanto para quem investiu em BDRs do Nubank quanto para quem aceitou o produto pelo programa NuSócios
O Nubank anunciou nesta segunda-feira (10) o prazo para os investidores decidirem o que desejam fazer com os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) de nível III da companhia. O período de definição começa no dia 13 de julho e se encerra em 11 de agosto.
Leia também
Em 30 dias, quem comprou BDRs da fintech poderá escolher entre três opções:
Trocar BDRs por ações
Nessa alternativa, o investidor continuará sendo acionista do Nubank e receberá ações ordinárias classe A da empresa negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE), em troca de seus BDRs Nível III. Vale ressaltar que cada BDR equivale a um sexto de uma ação negociada na NYSE.
Mas há duas exigências para o investidor conseguir escolher essa opção: ter ao menos seis BDRs e uma conta ativa em uma corretora nos Estados Unidos.
Trocar BDRs de nível III por BDRs de nível I
Essa é a alternativa para os investidores que desejam permanecer sendo donos de BDRs do Nubank. Por ela, eles poderão fazer a troca de seus recibos de Nível III para os de Nível I Não Patrocinado, na proporção de 1 para 1, ou seja, sem alterar em nada a quantidade ou o valor dos BDRs.
Receber o valor de seus BDRs
Existe ainda a possibilidade de receber o valor equivalente pelos BDRs, já descontados os tributos devidos. O procedimento funciona da seguinte forma: será realizada a venda, na Bolsa americana, das ações que servem de lastro para os BDRs de Nível III. Os valores em dólares dessas vendas serão convertidos para reais de acordo com a taxa de câmbio atualizada. Por fim, a quantia proporcional será depositada para o investidor.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quem não manifestar sua escolha por uma das opções em 30 dias, entrará automaticamente na terceira alternativa (receber o valor de venda do BDR). Isso vale tanto para quem investiu em BDRs do Nubank quanto para quem aceitou o produto pelo programa NuSócios.
Como escolher?
Caso o cliente seja participante do programa NuSócios, ele pode escolher uma das opções indo no app do Nubank. O primeiro passo é selecionar no menu a opção com o cifrão ($), clicar no símbolo e em “Investimentos”, para depois seguir em “Pedacinho do Nubank”. O usuário deve então selecionar “Entenda as mudanças do NUBR33” e ir em “Mais informações”. Por fim, é só escolher a opção de preferência.
Quem comprou BDRs do Nubank por conta própria, sem ter relação com o programa NuSócios, deve selecionar no menu a opção com o cifrão ($), clicar nela e ir em “Investimentos”. Depois em “Minha carteira”, deve selecionar “Bolsa de Valores” e, em “Meus ativos”, clicar em NUBR33. Após ir em “Entenda as mudanças do NUBR33” e em “Mais informações”, o cliente pode escolher a opção que preferir.
Outro caminho ocorre pelo aplicativo NuInvest. Nele, é necessário selecionar “Mais”, depois “Ajuda” e então “Chat”, onde o usuário deve digitar “BDR NUBR33 | Pedacinho” e depois clicar em “Reestruturação BDR Nubank”. No atendimento, basta tomar a sua decisão entre as opções disponíveis. Caso prefira escolher sua alternativa por telefone, o cliente pode ligar para (11) 3841-4515 e selecionar a opção 8.
O que muda entre os tipos de BDRs?
Enquanto o BDR de Nível III é emitido por empresas estrangeiras que possuem registro de companhia aberta no Brasil, a distribuição do BDR de Nível I ocorre por empresas que estão listadas em uma Bolsa estrangeira, mas que podem negociar seus papéis também no Brasil.
Na prática, isso significa que uma outra instituição financeira, não a própria companhia listada, será depositária dos recibos. No caso do Nubank, o Bradesco será o banco depositário do programa Nível I Não Patrocinado.
Publicidade