Campos Neto apoiará o programa de expansão internacional do Nubank. (Foto: Adobe Stock)
O Nubank (ROXO34) anunciou, nesta terça-feira (1º), a nomeação do ex-presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, como Vice Chairman do Nubank e Chefe Global de Políticas Públicas. O convite foi feito pela instituição em maio deste ano, mas a oficialização dependia do fim do período de quarentena exigido após sua saída do comando do BC.
Além de sua posição na estrutura de liderança do bando digital, Campos Neto também será um membro não independente do Conselho de Administração da Nu Holdings e se reportará diretamente a David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
O executivo apoiará o programa de expansão internacional do Nu e o relacionamento com reguladores financeiros globais. Entre suas atribuições, o ex-presidente do BC deverá representar a Nu Holdings em fóruns e Conselhos internacionais, além de elevar a análise econômica e de risco para as operações do Nu no Brasil e na América Latina, com o objetivo de aprimorar a estratégia de negócios de longo prazo do Nu.
Campos Neto tem uma extensa carreira no setor financeiro, atuando como presidente do Banco Central de 2019 até o final de 2024. Alguns feitos marcaram seu comando do BC, como o lançamento e desenvolvimento do PIX, avanço da agenda do Open Finance (integração dos sistemas financeiros) e promoção do Drex, o real digital.
Durante seu mandato, o BC recebeu o prêmio de “Central Bank of the Year” em 2024 pela Central Banking Magazine. Além disso, ele é a única pessoa a ter recebido o prêmio de “Best Central Banker of the Year” da revista LatinFinance por três anos consecutivos. Em 2020, também foi reconhecido pela revista The Banker como o “Best Central Banker of the Year” por sua liderança no enfrentamento da inflação durante a pandemia.
Antes do Banco Central e Nubank (ROXO34), Roberto Campos Neto ocupou cargos de liderança no setor financeiro por mais de duas décadas, em empresas como Santander Brasil (SANB11), Claritas Investments e Bozano Simonsen. Campos Neto possui bacharelado e mestrado em Economia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA).