O Nubank (ROXO34) chegou a 14% do mercado de cartões de crédito no Brasil no terceiro trimestre, e a 10% do mercado de crédito pessoal, de acordo com análise do UBS BB. O banco afirma que em cartões, a fatia da fintech é ainda maior se considerada apenas a participação no cartão parcelado com juros.
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“No caso dos parcelados com juros, a participação da fintech já ultrapassou sua participação total no mercado (30% vs 14%)”, afirma a equipe liderada por Thiago Batista, em relatório enviado a clientes. “Parte dessa expansão provavelmente foi causada pelo financiamento de Pix (que é contabilizado no limite do cartão de crédito).”
Se considerado apenas o crescimento do mercado de cartões entre setembro de 2023 e setembro deste ano, a participação do Nubank é ainda maior: 41% do acréscimo da carteira no mercado veio da fintech. No crédito pessoal, essa fatia foi de 32%.
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Outra análise do UBS BB foi em relação à receita com clientes colhida nos países em que a fintech opera. O Brasil respondeu por 72% da receita operacional no terceiro trimestre deste ano, enquanto o México chegou a 5%, e a Colômbia respondeu por menos de 1%.
O banco calcula que a receita média por cliente ativo do Nubank no Brasil foi de US$ 8,8 no terceiro trimestre, enquanto no México ficou em US$ 6,8. O que explica a prevalência do Brasil na receita total da fintech é o tamanho de cada negócio: no País, são mais de 100 milhões de clientes, de longe a maior base do Nubank.