Últimas notícias

Ouro fecha quase estável, com publicação de indicadores nos EUA

Investidores também mantinham em perspectiva a reação do Federal Reserve (Fed) após dados

Ouro fecha quase estável, com publicação de indicadores nos EUA
Foto: Pixabay

O contrato mais líquido do ouro fechou praticamente estável, interrompendo uma sequência de quatro quedas consecutivas do metal. As perspectivas de reação do Federal Reserve (Fed) a dados da economia dos Estados Unidos vinham pressionando a commodity, na medida em que levantavam possibilidade da alta de juros no país, o que eleva os rendimentos do Treasuries, pressionando o ouro, que compete como ativo seguro. Por sua vez, o movimento foi limitado na atual sessão.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para dezembro subiu 0,03%, a US$ 1.784,3 por onça-troy.

Hoje (24) foi publicado que o PIB americano subiu 2,1% entre o segundo e o terceiro trimestres, de acordo com a segunda leitura do indicador. Já o PCE subiu 5,3% no período e seu núcleo, 4,5% – maior alta desde 1991, destaca a Oxford Economics. A pressão inflacionária refletida no PCE deve “testar a paciência” do Fed, em meio às discussões sobre uma eventual alta de juros em 2022 e o ritmo do tapering do BC.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Os preços do ouro estão reduzindo as perdas depois de atingir alguns níveis técnicos importantes”, aponta Edward Moya, analista da Oanda. O metal estava em queda livre após uma fúria de dados dos EUA que sustentavam os argumentos de que o Fed diminuiria mais rapidamente os estímulos em dezembro e aumentaria as taxas de juros algumas vezes em 2022, avalia Moya.

O TD Securities espera que as nomeações para o Fed nesta semana resultem em uma autoridade mais dovish. O banco de investimentos espera uma desaceleração do crescimento e da inflação no próximo ano, e, neste sentido, os preços de mercado do ouro que esperam aumentos dos juros pelo Fed podem, em última análise, revelar-se excessivamente agressivos.

O Commerzbank nota ainda que a desvalorização recente do ouro esteve atrelada a uma alta nos rendimentos dos Treasuries, como os juros de dez anos subindo para um máximo de quatro semanas. Hoje, o movimento teve um alívio, e os rendimentos operaram sem sinal único.