Últimas notícias

PBoC mantém taxas de juros para empréstimos de 1 e 5 anos na China

O banco central da China cortou no mês passado as taxas de juros para os compradores de casa pela primeira vez

PBoC mantém taxas de juros para empréstimos de 1 e 5 anos na China
Sede do Banco do Povo da China, em Pequim 04/04/2020 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

O banco central da China manteve as taxas de juros de referência estáveis em sua fixação mensal nesta segunda-feira, enquanto Pequim novamente evitava estimular agressivamente sua economia em um momento em que muitos outros países estão apertando a política monetária para combater a inflação.
O Banco Popular da China (PBoC, na sigla em inglês) manteve a taxa básica de empréstimos de um ano em 3,70%, enquanto a LPR de cinco anos, a taxa de referência para hipotecas, ficou em 4,45%.

A medida era amplamente esperada por analistas e traders depois que o banco central manteve na semana passada a taxa de juros de sua linha de crédito de médio prazo de um ano inalterada em 2,85%, ao mesmo tempo em que injetou 200 bilhões de yuans (US$ 29,78 bilhões) de liquidez no sistema bancário por meio do empréstimo de médio prazo.

O PBoC baseia suas taxas de empréstimo de referência a cada mês com base nas cotações dos principais credores do país. Os bancos, por sua vez, precificam novos empréstimos tendo como referência a taxa básica de juros. Desde que o novo benchmark foi introduzido em 2019, os bancos chineses substituíram gradualmente os empréstimos existentes por novos com base nas novas taxas de empréstimo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O banco central da China cortou no mês passado as taxas de juros para os compradores de casa pela primeira vez, enquanto cortou sua taxa referência para hipotecas por uma margem inesperadamente ampla de 0,15 ponto porcentual.

*Com informações do Dow Jones Newswires.