Últimas notícias

Bolsas da Ásia fecham em baixa, de olho em covid na China,

Tóquio foi exceção, sobindo após eleição

Bolsas da Ásia fecham em baixa, de olho em covid na China,
Telão em Xangai mostra flutuações dos mercados acionários 06/01/2021 REUTERS/Aly Song

Por Sergio Caldas – As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira, em meio a preocupações renovadas com a situação da covid-19 na China e após gigantes de tecnologia do país serem multados. Na contramão, o mercado japonês subiu após as eleições legislativas do fim de semana e também impulsionado pela fraqueza do iene.

Principal índice acionário chinês, o Xangai Composto caiu 1,27% hoje, a 3.313,58 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 1,47%, a 2.187,34 pontos. O recente aumento de casos de covid-19 na China e a detecção de uma nova subvariante altamente contagiosa da Ômicron em Xangai desestimularam o apetite por risco.

Em Hong Kong, o Hang Seng sofreu um tombo de 2,77% em Hong Kong, o maior em cerca de um mês, terminando o pregão em 21.124,20 pontos. Os negócios em Hong Kong foram pressionados não apenas pela questão da covid-19, mas também por decisão de Pequim de multar “giant techs” chinesas, por falharem em fazer declarações antitruste apropriadas. A ação do Alibaba despencou 5,8% em Hong Kong e a da Tencent recuou 2,9%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi teve queda de 0,44% em Seul, a 2.340,27 pontos, e o Taiex registrou perda de 0,86% em Taiwan, a 14.340,53 pontos.

Exceção, o japonês Nikkei avançou 1,11% em Tóquio nesta segunda, a 26.812,30 pontos, após o governista Partido Liberal Democrata (PLD) e seus aliados vencerem a eleição parlamentar do fim de semana no Japão. O triunfo veio dois dias após o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, um expoente do PLD, ser morto a tiros durante um comício. O Nikkei foi sustentado ainda pela desvalorização do iene, que nas últimas horas atingiu seu menor nível em quase 24 anos em relação ao dólar.

Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o tom predominantemente negativo da Ásia, e o S&P/ASX 200 caiu 1,14% em Sydney, a 6.602,20 pontos.

*Com informações da Dow Jones Newswires